Rio - Navegando pelo Oceano Atlântico que separa Portugal do Brasil, a Família Real põe o navio em alto mar e foge para o Brasil. Isso foi há mais de dois séculos. Seu primeiro ponto, Salvador. Posteriormente, uma rainha louca, um príncipe medroso e a corte corrupta desembarcam no Rio, atualmente Praça XV.
Crianças e professores da rede pública municipal e estadual, do 8º ano, no Rio de Janeiro, que só conhecem essa história pelos livros, terão a oportunidade de conhecer de perto nossas origens, em uma visita a Portugal, que o projeto ‘Era uma vez Brasil...’, da Origem Produções, vai proporcionar. O convidado que vai acompanhar 100 alunos de cinco cidades diferentes, nas terras lusitanas, será Laurentino Gomes, autor do best-seller ‘1808’. As inscrições foram abertas quinta-feira, e ainda podem ser feitas no site www.eraumavezbrasil.com.br. O prazo vai até o dia 29 deste mês.
O projeto é dividido em três etapas: a primeira é ‘Fatos Históricos’, com a qualificação de professores da rede pública que dá aula ao fundamental II e que vão lançar a ideia na sala de aula aos alunos. Serão quatro encontros de que os profissionais vão participar, trazendo novas abordagens para o estudo de história e da literatura. A segunda fase é em campo: no período de férias os alunos vão fazer uma imersão em diferentes linguagens artísticas, entre elas oficinas, teatro, música, capoeira e audiovisual. A terceira e última fase, que é a viagem a Portugal, dos 100 alunos, os 10 melhores irão ganhar um intercâmbio de 10 dias, em novembro, e percorrerão caminhos que a Corte Portuguesa fez até vir ao Brasil.
Laurentino Gomes falou sobre semelhanças de Portugal e Brasil e não escondeu a felicidade em participar do projeto que visa a cidadania antes de tudo. “Um projeto voltado para área de história é raro. Geralmente, exaltam matérias como Português, Matemática”, respondeu.
“Vamos trabalhar com estudantes da rede pública que é o patinho feio na maioria das vezes”, completou. “Quando estudamos história a gente não quer saber de personagens pitorescos, a gente procura entender”, completou. “Precisamos entender o passado para construir um futuro. O Brasil passa por uma crise grave, as pessoas estão chateadas com o país, se olharmos com a perspectiva histórica, estamos passando por um momento surpreendente no país”, acrescentou.
Além de ter sido a cidade que recepcionou a Família Real, no século 19, andando por lugares do Rio como Quinta da Boa Vista, Bondinho, Praça XV, Paço Imperial, Floresta da Tijuca, é notório observar a semelhança entre as ruas daqui e as de Portugal. “O conhecimento histórico traz uma vida da sua cidade que fica escondida, se você desconhece os momentos históricos”, explicou Laurentino.
“Passamos a viver a cidade com um grau de intensidade muito maior quando conhecemos o passado”, declarou. Pare ele, Rio e Lisboa tem muito em comum. O processo de colonização nos deu uma dupla identidade, com cultura forte brasileira misturado com o toque lusitano. “Na primeira vez que viajei para Portugal tomei um choque. Coisas que para mim seriam do Rio, vi tudo em Lisboa. O aluno vai se sentir em casa ”, finalizou o escritor.