Por tiago.frederico

Rio - O site oficial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foi invadido por hackers na tarde desta terça-feira. Ao acessar o endereço eletrônico www.uerj.br, o internauta encontra uma animação que mescla as fotos do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e de Adolf Hitler. As imagens recebem ainda uma suástica, principal símbolo do movimento nazista.

O texto "Hacked By Silence ft. Pobrin" também é exibido na página da Internet, que traz ainda uma caixa que permite ao internauta curtir a página oficial de um grupo grupo hacker no Facebook, o 4ng3lz Team. Acredita-se que eles sejam os responsáveis pela derrubada do site da Uerj.

A universidade, que está com o calendário oficial suspenso devido a uma greve de servidores e professores, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Site oficial da Uerj é alvo de hackers Reprodução

UERJ PRESSIONA GOVERNO NESTA QUARTA

Nesta quarta-feira, estudantes e professores da Uerj irão se reunir para pressionar o governo do estado a iniciar negociações diante da greve que já entra em seu terceiro mês. Às 8h, ato unificado será realizado na Avenida Radial Oeste para reivindicar o descaso com a universidade e o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). Já às 16h, a Associação dos Docentes da Uerj (Asduerj) promoverá uma assembleia, cuja principal pauta é o adiamento do Vestibular 2017.

Em greve desde sete de março, a universidade permanece no mesmo patamar de dois meses atrás, sem qualquer sinalização de melhorias por parte do governo. Ainda não houve nenhuma negociação do executivo estadual com as categorias que fazem parte do movimento - professores, estudantes, técnico-administrativos, terceirizados e contratados.

Todos esses grupos estão representados nas pautas do movimento grevista. Algumas delas são: recomposição salarial dos docentes, que não ocorre desde 2001; recomposição dos salários dos técnico-administrativos, aposentados e de outros profissionais da educação do nível básico; regularização dos salários de terceirizados e contratados, sem receber desde janeiro; e regularização das bolsas de estudantes e residentes, sem salário desde o ano passado.

Problemas de infraestrutura também estão nas pautas da greve, como: fechamento do restaurante universitário (RU) do Campus Maracanã; falta de bandejão nos demais campi; elevadores parados; e falta de limpeza e de coleta de lixo. Além de outros sinais de precariedade, há a situação calamitosa do Hupe, com ameaças constantes de fechamento.

PAUTAS DOS ATOS DESTA QUARTA

- Ato Unificado (8h, na Avenida Radial Oeste)

Regularização do pagamento dos terceirizados, contratados, servidores e estudantes; aumento da bolsa permanência; auditoria dos contratos dos terceirizados e reabsorção dos terceirizados demitidos; reabertura do RU e abertura em outros campi; bilhete único intermunicipal e intermodal; combate ao sucateamento e privatização do Hupe; e posicionamento contrário ao impeachment da presidente Dilma.

- Assembleia da Asduerj (16h, no auditório 11- Campus Maracanã)

Discussão e votação sobre o adiamento do Vestibular 2017, que já conta com 80 mil candidatos inscritos.


Você pode gostar