Por gabriela.mattos

Rio - A Zona Oeste do Rio vai ganhar 1.795 vagas para operadores de vans no Sistema de Transporte Público Local (STPL), que organiza as linhas do transporte complementar em licitações. A prefeitura publicou o aviso da concorrência pública no Diário Oficial do Município desta quinta-feira. Serão licitadas 99 linhas em diversos bairros, como Realengo, Bangu e Campo Grande.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), o processo licitatório levará para a Zona Oeste 23 novas linhas, além das 62 que já tinham sido licitadas e que terão a frota reforçada para atender ao aumento de demanda dos passageiros. De acordo com o órgão, as demais linhas não sofrerão alterações. “A nova rede do STPL irá complementar o serviço de BRT já oferecido na região, ampliando a oferta de transporte aos passageiros”, explicou a pasta.

Somente pessoas físicas poderão participar da concorrência. Do total de vagas, 967 serão imediatas e as outras 828 formarão um cadastro de reserva para os casos de desistência ou cassação do permissionário, com objetivo de não prejudicar as condições operacionais do sistema. A permissão para o serviço será por dez anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Após a conclusão da licitação na Zona Oeste, a rede do STPL contará com 3.169 operadores em 166 linhas nas quatro regiões da cidade. O serviço já é oferecido nas zonas Norte, Oeste (Jacarepaguá e Barra), Sul e Centro. As vans que integram o novo sistema possuem validadores do Bilhete Único, tarifa igual à dos ônibus (R$ 3,80) e monitoramento por GPS. A SMTR informou que a licitação anunciada nesta quinta-feira complementa linhas de STPL na Área de Planejamento 5, na Zona Oeste, mas novas licitações podem ser feitas se o poder público entender que há necessidade.

Mudanças no Porto
A prefeitura informou que o trânsito na Zona Portuária começa a mudar nesta sexta-feira, às 22h, para a abertura da Via Expressa e do Túnel Prefeito Marcello Alencar. As alterações começam com o fechamento do acesso da Avenida Brasil, Linha Vermelha e Ponte Rio-Niterói à Rua Comandante Garcia Pires e à Avenida Cidade de Lima (“Binarinho”). O acesso à Rodoviária Novo Rio será feito pelo Viaduto do Gasômetro em direção à Via Binário do Porto.

Você pode gostar