Rio agiliza abertura de novas empresas

Cerca de 50% dos alvarás requeridos à prefeitura serão emitidos em até 30 minutos, o que antes levava cinco dias

Por gabriela.mattos

Rio - A partir de agora, quem quiser abrir uma empresa no Rio enfrentará menos burocracia. Cerca de 50% dos alvarás requeridos à prefeitura (número correspondente ao de MEI - Microempreendedores Individuais) serão emitidos em até 30 minutos, o que antes levava cerca de cinco dias. Além disso, 100% dos procedimentos para a liberação dos alvarás serão online.

O serviço de emissão de alvarás para estabelecimentos é parte integrante do Rio Mais Fácil Negócios, programa lançado em outubro de 2015 pela Secretaria Executiva de Coordenação de Governo, que desburocratiza e simplifica procedimentos administrativos dos órgãos municipais. O sistema reúne as informações necessárias para legalizar qualquer negócio junto à Prefeitura do Rio.

A emissão dos alvarás de licenciamento para estabelecimentos é de responsabilidade da Secretaria Especial de Ordem Pública(Seop), gestora do sistema que aprova a liberação dos documentos. A solicitação do alvará é feita somente pelo portal Carioca Digital - www.carioca.rio.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia