Por gabriela.mattos

Rio - Após um pedido judicial de reintegração de posse, os estudantes da rede estadual desocuparam, na tarde desta sexta-feira, o prédio da Secretaria de Estado de Educação, no Santo Cristo, na Zona Portuária. Em greve, eles estavam no local desde o dia 30 de maio e reivindicavam por melhorias na educação, além de pedir a volta do Sistema de Avaliação da Educação do Rio (Saerj) e melhores salários para professores.

LEIA MAIS

Justiça pede reintegração de posse de sede da Secretaria de Educação

Estudantes ocupam Secretaria de Educação e pedem audiência com Dornelles

No momento da desocupação, não houve confrontos entre os alunos e policiais. Os jovens estavam com camisas cobrindo o rosto e gritavam "polícia fascista". Apenas representantes da Justiça do Rio estiveram presentes no local, nesta tarde. O secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, não conversou com os estudantes.

Justiça pede reintegração de posse do prédio

?A Justiça do Rio decidiu, na noite desta quinta-feira, por meio de uma liminar, a reintegração de posse da sede da Secretaria Estadual de Educação do Rio. Segundo a juíza Glória Heloiza Lima da Silva, da 2ª Vara da Infância, Juventude e Idoso da Capital, o imóvel ocupado tem a "natureza de bem de domínio público, tornando-o pertencente a todos, e não apenas a um grupo de pessoas". 

A magistrada afirmou ainda que as escolas anteriormente ocupadas por alunos já retomaram as aulas, após decisão do próprio juízo. Por isso, para ela, os estudantes não podem tirar o direito dos outros jovens.

Você pode gostar