Por felipe.martins

Rio - Clientes do banco HSBC já podem usar seus cartões de débito para fazer saques, consultas de saldo e pagamentos de conta com códigos de barras nas máquinas de autoatendimento do Bradesco. Esse foi mais um passo após a compra do HSBC pelo Bradesco, que aguardava aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A transação foi finalizada na última sexta-feira. Segundo o Bradesco, o montante pago na negociação foi de R$ 16 bilhões. O negócio entre as duas instituições teve início em agosto do ano passado.

A aquisição é vista com muita ressalva pelo Sindicato dos Bancários do Rio. A entidade teme demissões de empregados — são cerca de 1.300 no município do Rio e 21 mil em todo o Brasil (são 851 agências em todo o país) —, o que ocorre historicamente sempre em fusões ou aquisições de instituições financeiras.

Segundo Dori Correia, diretor da entidade, embora o Bradesco tenha afirmado que ainda é muito cedo para falar sobre demissões de funcionários, a experiência do sindicato mostra que todas as vezes em que há fusão de instituições, bancários perdem o emprego. “Estamos monitorando o movimento do Bradesco com o HSBC e se começarem a demitir serão feitas atividades em nível nacional”, adverte.

Você pode gostar