Por felipe.martins

Rio - Liberação de ruas em dois bairros da Zona Sul começa amanhã e multas para motoristas que invadirem as faixas seletivas na Avenida Brasil, a partir de segunda-feira. Os cariocas precisam ficar atento para não cair em armadilhas com as novas mudanças do trânsito da cidade. A infração para quem desrespeitar a sinalização na via expressa é gravíssima, no valor de R$ 191, com perda de sete pontos computados na Carteira de Habilitação.

No Leblon e Ipanema as vias que estavam interditadas para obras da Linha 4 do metrô serão abertas ao tráfego e pedestres. Com isso, 31 linhas municipais que circulam na região terão itinerário ajustado com o restabelecimento das faixas BRSs. No Leblon, as avenidas Ataulfo de Paiva e Borges de Medeiros terão as mãos novamente invertidas. As obras da Praça Antero de Quental serão concluídas hoje.

Só táxis e ônibus%3A a partir de segunda%2C motoristas que invadirem as seletivas da Av. Brasil serão multadosDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Operadores de trânsito da CET-Rio vão auxiliar motoristas e pedestres. O consórcio Linha 4 fará a divulgação dos ajustes das linhas de ônibus, que contará com 18 promotores, no horário das 6 às 22h, e a distribuição de dez mil folhetos informativos para a população. A Rua Professor Azevedo Marques passará a ter sentido em direção a Visconde de Albuquerque. Enquanto que a Rua Jerônimo Monteiro, Avenida Borges de Medeiros e Delfim Moreira ficarão com mão em direção a praia.

Em Ipanema, a Rua Henrique Dumont, entre Vieira Souto e Barão de Jaguaripe, seguem com fluxo para a praia. Na Avenida Brasil, o motorista terá que ter atenção redobrada para evitar ser multado. A Secretaria Municipal de Transportes e a CET-Rio informam que, a partir de segunda-feira, os motoristas que invadirem as faixas seletivas da Avenida Brasil serão multados pelos radares implantados ao longo da via e por guardas municipais, posicionados nas passarelas. Pela seletiva, somente ônibus e táxis estarão autorizados a trafegar.

Na primeira semana, após a liberação das pistas, as multas não foram computadas para que os motoristas se habituassem à volta da seletiva com a nova configuração em duas faixas em cada sentido, ao invés de uma. A partir do dia 25, a seletiva da Avenida Brasil também será utilizada pela Família Olímpica.

Você pode gostar