Rio - Entraram em vigor as novas regras de segurança da Anac. Os voos nacionais agora têm normas de segurança iguais às dos voos internacionais. As mudanças geraram filas de espera e voos atrasados. Entre as principais mudanças estão à revista de passageiros na sala de embarque e a checagem de notebooks e dispositivos eletrônicos (eles atrapalham a visualização no raio-X). E se o consumidor perder seu voo ou uma conexão? Nesse caso, ele tem o direito de solicitar que a empresa o embarque em outro voo.
Caso perca um compromisso importante – reunião com hora marcada, casamento etc —, pode pedir indenização por danos financeiros ou morais. A responsabilidade é solidária: a companhia aérea ou a Anac terá que determinar quem foi o causador do atraso, não o consumidor. O jeito é chegar bem antes. Duas horas e meia está de bom tamanho. O seguro morreu de velho.
Sem luz
Quero reclamar da falta de energia elétrica no bairro Cachambi. Está tudo estragado na geladeira e no freezer. Falta comprometimento da Light com os usuários. Isso é um absurdo! Glaucia Pessoa Barros, Cachambi – Rio de Janeiro.
Uma equipe da Light esteve no local para prestar atendimento e substituiu o transformador que atende à rede de distribuição de baixa tensão do consumidor. A energia foi restabelecida. Assessoria de Imprensa da Light.

Vazamento de esgoto
Há mais de um mês, na Rua Padre Manso, altura do BRT de Madureira, há um vazamento de esgoto. Já entramos em contato com a Cedae, mas o problema não é resolvido! Vanessa Santos Siqueira, Deodoro – Rio de Janeiro.
A Cedae informa que o reparo foi realizado na última sexta-feira dia (22/07). Assessoria de Imprensa da Cedae.
Estação Japeri
Estamos preocupados com o abandono da estação de Japeri. Os trens não cumprem o horário, e as composições são pequenas. É raro uma composição grande passar pela estação. José Luiz Ribeiro, Chacrinha – Rio de Janeiro.
Os modelos dos trens que circulam em cada ramal são definidos de acordo com a demanda de passageiros, levando sempre em consideração o dia da semana e o horário da viagem. Em relação às partidas dos trens, às vezes, para a própria segurança dos passageiros, alguns trens precisam passar por vistoria durante as viagens, o que pode interferir nos intervalos. Assessoria de Imprensa Supervia.
Nota de esclarecimento
Referente à nota publicada na coluna Reclamar Adianta do dia 27/07 a Kraft Heinz Brasil informa que o processo divulgado no D.O.U refere-se a um caso ocorrido em julho de 2015. Na ocasião, a companhia recolheu imediatamente as embalagens de extrato de tomate do lote 06, validade 4/2017 disponíveis no comércio de todo o País. Assessoria de Imprensa Kraft Heinz Brasil.

Dúvidas Frequentes
Falhas no fornecimento de energia elétrica são cada dia mais frequentes e longas. Mas, você sabia que as concessionárias devem ressarcir quem fica muito tempo sem luz ou tem equipamentos danificados? Segundo a advogada Tatiana Wagner de Souza o Código de Defesa do Consumidor estabelece o fornecimento como bem essencial à vida humana, devendo ser prestado de forma adequada e contínua. Se a interrupção for indevida, a legislação garante aos consumidores a efetiva reparação.
“A compensação pelos danos, como perda de alimentos na geladeira, aparelhos queimados ou dano moral, pela demora injustificada em restabelecer o serviço, deve ser solicitada através do Poder Judiciário. Consumidores devem buscar a reparação de seus direitos, pois paga-se muito caro pela prestação de um serviço essencial e a demora injustificada em restabelecê-lo, ultrapassa a esfera do aborrecimento.”
Coluna de Átila Nunes