Por clarissa.sardenberg

Rio - O transplante do coração do técnico da equipe alemã de canoagem Slalom Stefan Henze, de 35 anos, foi feito nesta terça-feira por médicos do Instituto Nacional de Cardiologia, após o acidente de carro na Barra da Tijuca que provocou sua morte. Uma mulher de 66 anos recebeu o órgão. De acordo com o INC, a receptora do órgão transplantado tem um quadro de saúde estável. 

Stefan Henze sofreu acidente de carro na Barra da TijucaReprodução Internet

A família de Henze autorizou nesta segunda-feira a doação de seus órgão no Rio, assim que a morte cerebral do ex-atleta foi confirmada. Rins e fígado do medalhista olímpico, prata em Atenas em 2004, foram doados para pacientes inscritos na central estadual de transplantes.

A Polícia Civil abriu investigação sobre o acidente e informou que o motorista não apresentava sinais de embriaguez, mas vai ser indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. O resultado do laudo pericial é aguardado para confirmação da causa do acidente. As buscas por informações continuam.

Polícia investiga acidente que provocou morte de técnico alemão de canoagem

Henze estava internado desde a última sexta-feira no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea após sofrer um acidente em um táxi, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. O ex-atleta sofreu traumatismo craniano, passou por cirurgia, mas não resistiu.

"Estamos profundamente entristecidos. Descanse em paz, Stefan, você permanecerá para sempre em nossos corações", publicou em seu perfil oficial no Twitter a equipe de canoagem slalom alemã.

O presidente da Confederação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB), Alfons Hörmann, lamentou a morte do ex-atleta em nota. "Palavras não podem descrever aproximadamente o que nós sentimos na equipe olímpica após esta perda terrível".

"O COI está de luto pela perda de um verdadeiro Olimpiano. Nossos sentimentos estão com a família de Stefan Henze, seus amigos e todo o comitê olímpico alemão. Vamos honrar sua memória baixando todas as bandeiras alemãs nos estádios olímpicos a meio mastro", declarou o presidente do COI, Thomas Bach.

Você pode gostar