Por gabriela.mattos

Rio - Em dezembro do ano passado, o Ministério da Justiça liberou R$ 2,1 milhões ao governo estadual para a implantação da Central de Monitoração Eletrônica de Pessoas Cumpridoras de Medidas Cautelares. A medida permitiria ampliar o número de presos com tornozeleira eletrônica — hoje, 1.600 pessoas cumprem a pena em casa, com o uso do aparelho.

Ocorre que o dinheiro sequer chegou aos cofres do estado porque o governo não arcou com a contrapartida, de R$ 541 mil. Enquanto isso, o sistema prisional do Rio está superlotado: tem cerca de 50 mil presos, enquanto a capacidade é de apenas 27 mil.

Militância
Na reunião que determinou os detalhes para o debate eleitoral que será promovido pela TV Bandeirantes, na quinta-feira, a emissora pediu que os candidatos a prefeito não levassem claque para o local — um teatro no Leblon. O representante de Pedro Paulo Carvalho (PMDB) chiou. Disse que a militância de Marcelo Freixo (Psol), excluído do debate, deveria ir. “E nós? Vamos ficar sem?”, reclamou.

Protesto virtual
Psolistas inconformados com a exclusão de Freixo do debate inundaram de críticas as páginas de Indio da Costa (PSD) e Flávio Bolsonaro (PSC) no Facebook — ambos condicionaram a participação do socialista à de mais três candidatos nanicos. Já Pedro Paulo bloqueou a publicação de comentários em seu perfil.

Pedido ilegal
Página no Facebook com cinco mil seguidores intitulada ‘Hospital Municipal Souza Aguiar’ pede votos para Freixo e para o vereador Renato Cinco (Psol). A prática é proibida a instituições públicas. O Tribunal Regional Eleitoral analisará o caso.

Nem o Tinder escapa
Candidatos a vereador têm usado o perfil no Tinder, rede social criada para encontros amorosos, para divulgar a candidatura. Não é ilegal, mas que é curioso, é.

Picadinho

A exposição ‘Gaveta de memórias’, da artista plástica Anna Bella Geiger, pode ser vista gratuitamente no Teatro Sérgio Porto, no Humaitá, até segunda-feira, das 14h às 22h.

A Loterj lançou edital de credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para que possam ser revendedoras da Raspadinha. Mais informações no site www.loterj.rj.gov.br .

Você pode gostar