Competições e encerramento da Rio 2016 já mudam trânsito neste domingo

Maratona, vôlei e cerimônia fecham vias em horários diferentes

Por tabata.uchoa

Rio - Uma força-tarefa na operação do trânsito e dos transportes será montada para garantir que o ‘gran finale’ da Olimpíada transcorra bem. Os principais desafios hoje e amanhã são garantir o bom deslocamento do público, de delegações e autoridadades para a maratona masculina, para as finais de vôlei no Maracanãzinho e as cerimônias de encerramento no Maracanã e no Palácio Itamaraty. 

Trânsito perto do Maracanã fecha para o encerramento dos JogosAgência O Dia

As intervenções para a maratona, que serão realizadas entre o Centro e a Zona Sul das 9h30 às 13h, já começaram às 22h de ontem, com bloqueio do Aterro do Flamengo e da Enseada de Botafogo. À meia-noite, a pista central da Avenida Presidente Vargas também foi interditada. Todo o circuito por onde os atletas vão passar serão fechados a partir das 6h. O tráfego será liberado gradativamente até as 16h.

Já para as últimas competições de vôlei no Maracanãzinho, ao longo do dia, e para a festa de encerramento no Maracanã, com início às 20h, o fechamento no entorno do estádio começa às 7h e o bloqueio total será às 14h. As restrições ao trânsito afetarão Vila Isabel, Tijuca, Praça da Bandeira, Maracanã, São Cristóvão, Mangueira, Estácio e Rio Comprido.

Os torcedores do vôlei devem utilizar exclusivamente metrô e trem para chegar ao evento devido às interdições no entorno. A partir das 16h30, a estação Maracanã do metrô e da SuperVia serão fechadas para embarques por causa do encerramento. Após esse horário, espectadores do vôlei deverão utilizar as estações São Cristóvão (metrô e SuperVia) e São Francisco Xavier (metrô) para deixar o bairro.

Além dos bloqueios do Boulevard Olímpico do Porto Maravilha e da maratona, as vias no entorno do Palácio do Itamaraty, no Centro, começarão a ser interditadas ao tráfego a partir do primeiro minuto de hoje para a cerimônia de encerramento com autoridades no local, à noite.

Faixas olímpicas até amanhã

Grande parte do público dos Jogos vai deixar a cidade amanhã, feriado decretado pela prefeitura para facilitar o fluxo de saída. Outras medidas serão implantadas. Todas as faixas olímpicas continuarão funcionando até às 23h59 da segunda-feira e o entorno do Parque Olímpico e da Vila dos Atletas será mantido bloqueado até esse horário.

Os acessos da Linha Amarela que vêm sendo fechados das 6h às 10h de segunda a sexta-feira, desde 25 de julho, ficarão fechados amanhã das 6h às 21h.

As áreas de lazer canceladas no período olímpico também não serão montadas nesse dia. O BRT Transolímpico e o Lote Zero do Transoeste, que estavam com acessos restritos, serão abertos à população geral na terça.

RECOMENDAÇÕES

BOULEVARD OLÍMPICO E MARATONA
Utilizar metrô (Estação Carioca), trens e barcas para chegar ao Centro . Ônibus estarão impedidos de acessar muitas vias da região devido às interdições.

VÔLEI
Ao contrário dos jogos anteriores, existirá grande restrição de acesso veicular ao Maracanãzinho. O público que se destinará às competições de hoje deverá utilizar trens ou metrô.

ENCERRAMENTO
As únicas formas de acesso também serão trem e metrô. Os espectadores devem priorizar estação de desembarque em função do portão de acesso, informado no ingresso (Linha 2 - São Cristóvão (metrô e trem)- Portões D, E e F/ Linha 2 - Maracanã (metrô e trem) - Portões A, B e C/ Linha 1 - São Francisco Xavier (trem) - Portões C e D).

Todas as linhas do metrô funcionarão até as 2h. A Supervia vai disponibilizar trens extras após a cerimônia, com embarques na Central, em São Cristóvão e no Maracanã.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia