Por gabriela.mattos

Rio - A Fiocruz promove uma campanha de vacinação, neste sábado, para crianças menores de cinco anos e entre sete e 14 anos, das 8h às 17h. Haverá dois postos no campus da Fundação, em Manguinhos. A ação visa atualizar o cartão de vacinação. O evento integra as ações do “Dia D” da campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde, que vai até 30 de setembro.

Neste ano, pela primeira vez, adolescentes estão incluídos na ação e serão oferecidas todas as imunizações recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação. Segundo Slete Silva, responsável técnica pela imunização no Centro de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), não se trata de uma campanha voltada para eliminar alguma doença, como nos anos anteriores.

“Estima-se que no Brasil haja um percentual que varia de 5% a 8% de crianças com vacinas atrasadas, e a convocação do Ministério é para que todos participem. A campanha é de extrema importância, pois precisamos avaliar a caderneta para atualizar nossos dados e ampliar a cobertura vacinal”, detalha.

Haverá atividades culturais, esportivas, de divulgação científica, de promoção da saúde e prestação de serviços para a comunidade. Na área musical, a escola de samba mirim Estrelinha da Mocidade e o grupo Dream Team do Passinho são destaques. Além disso, ao longo de todo o dia, serão apresentados outros ritmos como balé, rap, hip hop, danças africanas e circulares.

As crianças e adolescentes poderão ainda divertir-se no Unicirco, do ator Marcos Frota, e nas diversas oficinas como de contação de histórias, máscaras, mágica, desenho, pintura facial, pipas, preservação e conservação de livros, jogos digitais e teatro. Brinquedos diversos serão espalhados pelo campus, biblioteca itinerante, roda de capoeira, apresentação dos cães adestrados da Guarda Municipal, bem como a presença da escritora de livros infantis Mariene Lino, dentre as muitas atividades da programação.


Você pode gostar