Por gabriela.mattos

Rio - A Praça Mauá amanheceu cheia de triciclos ontem, Dia Mundial Sem Carro. Com o intuito de incentivar a população a utilizar transportes alternativos em vez de automóveis, servidores da Secretaria Estadual do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foram pedalando da Avenida Venezuela, sede dos órgãos, até o Museu do Amanhã.

Por volta das 9h30, o grupo partiu em 20 triciclos individuais e de família, cedidos pelo Instituto Caminhos da Terra. Como O DIA antecipou, no museu foi lançado, pela secretaria e pelo Inea, o inventário que apontou uma queda de 90% na emissão de poluentes por veículos no Grande Rio desde 2004.

No lançamento, o secretário André Corrêa, do Ambiente, comentou a venda da Cedae, prevista no plano de concessões do governo federal. “Não há como o Rio de Janeiro avançar na área de saneamento sem a participação da iniciativa privada. Tem vários modelos de se fazer essa parceria”, disse. Segundo Corrêa, os estudos da parceria público-privada seguem dois modelos, com investimentos previstos de R$ 7 bilhões em 15 anos, em 11 municípios no entorno da Baía de Guanabara.

Você pode gostar