Por gabriela.mattos

Rio - A Polícia Militar dá início amanhã à Operação Praia, com cerca de 850 policiais em toda a orla. Segundo a corporação, a ação tem o objetivo de aumentar a sensação de segurança nas praias da cidade. Estão planejadas abordagem a veículos, principalmente ônibus, ao longo do dia.

Os policiais revistarão passageiros e, em caso de suspeita de menores em situação de risco, contarão com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), que será responsável por avaliar a situação de vulnerabilidade dos menores.

A ação será integrada também com a Guarda Municipal e agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop). O efetivo vai patrulhar desde a Praia do Flamengo até o Recreio dos Bandeirantes. Dois carros de Comando Móvel ficarão baseados na Praia do Arpoador e na Barra da Tijuca e receberão, em tempo real, imagens transmitidas pelo helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM).

A tecnologia vai agilizar o deslocamento de viaturas e policiais quando necessário. O sobrevoo do GAM cobrirá toda a orla. Os carros comandos também possuem um sistema de captação de imagens com um raio de abrangência de dois quilômetros.

Na areia vão atuar policiais do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) capacitados para trabalhar em aglomerações e com armamento não-letal. Agentes dos batalhões do Choque, de Áreas Turísticas (BPTur) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont) também vão atuar, além do Grupamentos de Policiamento Transportado em Ônibus Urbanos (GPTOU).

Você pode gostar