Por gabriela.mattos

Rio - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) flagrou, na tarde desta sexta-feira, panfletos da candidata à vereadora Regina Celi (PMDB) em evento de distribuição de comida, na quadra da escola de samba Unidos do Jacarezinho, na Zona Norte. Pelo menos 40 santinhos da presidente do Salgueiro seriam distribuídos no local, o que seria considerado como corrupção eleitoral.

TRE flagrou irregularidades durante evento na quadra do Jacarezinho nesta sexta-feiraDivulgação

De acordo com informações do órgão, os moradores tinham que assinar uma lista de presença para conseguir pegar a comida. Depois, eles recebiam um panfleto da candidata. O TRE informou que a mulher que estava distribuindo os papéis integraria a ONG Rio de Paz. Na folha onde as pessoas assinavam tinha o símbolo da organização. 

No entanto, o tribunal destacou que nem ela e nem representantes do Unidos do Jacarezinho foram detidos. Os fiscais viram os documentos e depois eles foram liberados. Segundo o TRE, será investigado se a ONG estava apoiando a ação ou se foi iniciativa pessoal da cabo eleitoral.

Ao assinar lista de presença%2C moradores recebiam santinhos da candidata Regina CeliDivulgação

Procurado pelo DIA, o presidente da ONG Rio de Paz, Antônio Carlos da Costa, afirmou que organiza os trabalhos no Jacarezinho com a ajuda de dois moradores da comunidade e outros dois funcionários. Ele contou que semanalmente a ONG distribui alimentos na quadra, mas que não apoia nenhum candidato.

"Somos radicalmente contra fazer propaganda política. Essa atitude não tem nada a ver com os nossos valores. Ainda não sei o que aconteceu direito. Provavelmente alguém se aproveitou da situação. Qualquer investigação vai mostrar que isso não partiu da Rio de Paz", explicou.

Já a assessoria de imprensa de Regina Celi afirmou que a candidata não tem uma equipe para fazer panfletagem nas ruas, já que está fazendo "uma campanha sem dinheiro e bem acometida". "Regina Celi não tem vínculo nenhum com essa ação, além de não ser sua área de atuação", completou.


Você pode gostar