Por bianca.lobianco

Rio - Os institutos Ibope e Datafolha divulgaram, ontem, mais uma rodada de pesquisas de intenção de voto para prefeito do Rio e apontam que Marcelo Freixo (Psol), pode ser o adversário de Marcelo Crivella (PRB) no segundo turno das eleições. 

Segundo o Datafolha, se forem considerados apenas os votos válidos (sem brancos e nulos), a regra usada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Crivella tem 32% contra 16% de Freixo e 12% de Pedro Paulo (PMDB). Como a margem de erro é de apenas dois pontos percentuais, Freixo ainda não estaria garantido no segundo turno, pois pode alcançar entre 18% e 14%, mesmo percentual de Pedro Paulo, dentro da margem de erro do peemedebista, que pode ter entre 10% e 14% do total de votos válidos.

A pesquisa mostrou, além da subida de Freixo, crescimento dos candidatos Indio da Costa (PSD) e Carlos Osório (PSDB), que estão praticamente empatados com Pedro Paulo no percentual de votos válidos. Indio subiu de 7% para 11%, enquanto Carlos Osorio passou de 7% para 10%.

Flavio Bolsonaro (PSC) e Jandira Feghali (PCdoB) caíram dois pontos percentuais e agora têm 8% e 7%, respectivamente. Alessandro Molon (Rede) e Carmem Migueles (Novo) se mantiveram com 2% e 1% respectivamente. Cyro Garcia (PSTU) e Thelma Bastos não pontuaram.

Já na pesquisa do Ibope, Marcelo Crivella caiu quatro pontos percentuais e aparece com 38% dos votos válidos. Marcelo Freixo aparece em segundo lugar com 14%, seguido por Pedro Paulo, que tem 11%, Indio da Costa e Flávio Bolsonaro, ambos com 10%. Como a margem de erro desta pesquisa é de três pontos percentuais, o Ibope, diferentemente do que fez Datafolha, não apontou qual dos quatro candidatos tem mais probabilidade de ir para o segundo turno com Crivella.

O instituto, porém, descartou a presença de Jandira Feghali e Carlos Osório, que aparecem com 7% e 6% dos votos válidos, respectivamente. Alessandro Molon tem 2% e Carmen Migueles, 1%, mesmo índice de Cyro Garcia (PSTU). Thelma Bastos (PCO)não pontuou.

ÍNDICE DE REJEIÇÃO

O Ibope mediu o índice de rejeição dos candidatos: Pedro Paulo (41%), Jandira (37%), Crivella (29%), Bolsonaro (28%), Freixo (20%), Indio (17%) e Osorio (16%). De acordo com o Datafolha, Crivella é o mais rejeitado (31%), seguido por Pedro Paulo (27%) e Jandira (24%). Apenas 12% não votariam em Marcelo Freixo.

Pesquisas são divergentes no 2º turno

Ibope e Datafolha apontam cenários parecidos no primeiro turno, mas absolutamente distintos em relação ao segundo turno, com qualquer que seja o adversário de Crivella.
Segundo o Datafolha, a diferença entre o candidato do PRB e Marcelo Freixo caiu 22 pontos e agora é de apenas 5 (42% a 37%). A diferença contra Indio da Costa é ainda menor (41% a 38%). Apenas contra Pedro Paulo a distância se mantém confortável para Crivella (47% a 25%).

Já no Ibope, o candidato do PRB venceria com facilidade qualquer dos adversários: contra Freixo, por 47% a 25%. Se for contra Pedro Paulo ou Jandira, Crivella teria 49% e a dupla, apenas 21%. Contra Indio, seria 45% a 27%.
O Datafolha, no entanto, ouviu bem mais eleitores (2.159) que o Ibope (1.204) e todos após o último debate da TV Globo. O Ibope entrevistou parte dos eleitores na quinta-feira.


Você pode gostar