Por marlos.mendes

Rio - Uma estátua de Nossa Senhora da Conceição escapou ilesa do incêndio que atingiu o prédio da reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no final da noite desta segunda-feira. A imagem estava sendo restaurada no Curso de Conservação e Restauração da universidade, que funciona no sétimo andar do prédio, no Fundão, Zona Norte do Rio. A imagem, de 1,10m, é tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Esta é a segunda vez que a imagem escapa de um incêndio. A primeira foi em 2011, na Capela São Pedro de Alcântara, no campus da Praia Vermelha, na Urca, Zona Sul. Na ocasião, a estátua havia sido retirada para restauro dias antes da capela ser consumida por chamas e, por isso, foi a única que restou do interior do templo.

O fato da estátua sair ilesa foi motivo de comemoração por parte da vice-diretora da Escola de Belas Artes, que esteve na manhã de hoje na reitoria. "A gente tem a única escultura que sobrou de quando pegou fogo na Praia Vermelha da capela, ela estava aqui pra ser restaurada. Graças a Deus ela foi preservada justamente porque estava aqui. A nossa preocupação era saber se ela ainda estava preservada", disse Madalena Grimaldi.

As chamas atingiram o oitavo andar do prédio da reitoria, onde funcionava o setor administrativo da universidade. A sala da Pró-Reitoria 1, onde estavam os diplomas, não foi atingida. Já as salas onde estavam a documentação pessoal dos professores e outros funcionários foram totalmente destruídas.

Também no sétimo andar, onde funciona a Escola de Belas Artes e o museu Dom João VI, ocorreu somente inundação. O museu possui obras raras de Augusto Taunay, Jean Batiste Debret, Charles Simon Pradier e Grandjean de Montigny.

As aulas para cerca de 5 mil alunos que estudam no prédio de oito andares estão suspensas por tempo indeterminado. A Polícia Federal faz perícia no local e os bombeiros tentam determinar as causas do incêndio.

Você pode gostar