Pesquisas mostram Crivella na frente

Nos dois levantamentos, senador do PRB mantém liderança na disputa e deve ser eleito prefeito neste domingo

Por clarissa.sardenberg

Rio- Últimas pesquisas antes das eleições para prefeito do Rio apontaram a permanência do candidato Marcelo Crivella (PRB) na liderança da disputa. De acordo com o Datafolha, Crivella aparece na frente com 58% dos votos válidos e Marcelo Freixo (Psol) com 42%. Já segundo o Ibope, o candidato do PRB tem 57% e o do Psol, 43% dos votos válidos. As pesquisas foram divulgadas neste sábado, um dia após o último debate entre os dois.

A diferença entre os candidatos, segundo a pesquisa do Datafolha, caiu 10 pontos percentuais, de 26 pontos para 16 pontos, em relação ao resultado anterior. Já na pesquisa dos votos totais, Crivella tem 43% contra 30% de Marcelo Freixo. Brancos e nulos somam 19% e indecisos, 8%.

Freixo tem 42% dos votos no Datafolha e 43% no Ibope%3B Crivella conta com 58% de votos no Datafolha e 57% no IbopeAlexandre Brum / Agência O Dia

O Datafolha também perguntou aos eleitores em que momento decidiram o voto. 84% disseram que a escolha foi logo após o primeiro turno, 6% há aproximadamente 15 dias e 10% na última semana. Perguntados sobre o quanto estão decididos sobre o voto, 91% dos eleitores disseram estar totalmente decididos, 8% ainda podem mudar e 1% não sabe.

O instituto também quis saber quem assistiu ao último debate realizado antes das eleições, na noite de sexta-feira, na TV Globo: 30% informaram ter assistido o programa inteiro, 21% em parte e 49%, simplesmente, não viram.

Sobre quem se saiu melhor no debate, o instituto coletou que, 31% dos eleitores acharam que Crivella foi melhor, enquanto 24% acreditaram ter sido Freixo, 2% acharam que ambos foram bem e 8%, nenhum dos dois.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa Datafolha foi realizada entre sexta-feira e ontem e ouviu 2.384 pessoas.
Já o Ibope aponta que a vantagem de Crivella sobre Freixo caiu de 22 para 14 pontos percentuais nos votos válidos e de 17 pontos para 11 pontos nos votos totais. Brancos e nulos somam 23% e eleitores que não souberam responder somaram 2%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Em levantamentos anteriores dos votos válidos, Crivella apareceu com 67%, em seguida com 61%, se manteve e passou para os 57% na véspera das eleições. Já Marcelo Freixo somava 33%, passou para 39%, se manteve e chegou aos 43%. O nível de confiança de ambas pesquisa é de 95%.


Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia