Por clarissa.sardenberg
Rio - Um item não pode faltar na ‘cidade do futuro’ com a qual sonham os cariocas: o transporte público. De acordo com um estudo sobre Mobilidade Urbana realizado pela Liberty Seguros, 94% dos entrevistados acreditam que o transporte público, a bicicleta e a caminhada são os meios de locomoção ideais.
De acordo com o Superintendente de Inteligência de Marketing e Inovação da Liberty Seguros, José Mello, a quase unanimidade é resultado de uma ‘realidade de transformação’.
Obras recentes%2C como o BRT%2C facilitam a migração para o transporte público%2C segundo especialistaFabio Gonçalves / Agência O Dia/ /24.4.2015

Os cariocas são os que mais têm simpatia pela bicicleta, entre as seis capitais pesquisadas: 27% do público acredita que esta seja a forma mais rápida e menos poluente de se deslocar.

O levantamento foi feito por três anos consecutivos, desde 2014. No início, apenas 0,4% diziam usar a bike no dia a dia. Hoje, são 4% dos que responderam. O uso do ônibus aumentou de 45% para 61%. O número de pessoas que trocaria carros e motos pelo transporte público também aumentou. A taxa saltou de 37% para 65%.

Publicidade
Para Mello, a curva ascendente prova mudança de mentalidade do carioca. “O Rio é uma cidade que mostra bastante força nessa evolução. É uma população que está querendo viver um estilo diferente e está se preocupando com coisas diferentes”, afirmou.
Foram entrevistadas mil pessoas em São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Curitiba e Belo Horizonte, além do Rio. Aqui, foram 250 pesquisados, escolhidos aleatoriamente, que responderam por smartphones. Uma parte foi entrevistada em profundidade.
Publicidade
*Com a estagiária Alessandra Monnerat