Por bianca.lobianco
Rio - O tráfico sofreu uma baixa nesta segunda-feira. Apontado pela polícia como único fornecedor de munição de fuzil AK-47 para bandidos no Estado do Rio, além de vender armas e drogas, José Carlos da Silva Passos, conhecido como Zé Maria, 31 anos, foi preso no início da manhã por agentes da 45ª DP (Complexo do Alemão), com apoio de policiais do Serviço Reservado do 16º BPM (Olaria). O criminoso deixava a casa da mulher, na comunidade da Grota, no Complexo da Penha, quando foi capturado. Ele não resistiu à abordagem.
Contra Zé Maria, também chamado de ‘Guerreiro’ e ‘Senhor das Armas’, foi cumprido mandado de prisão por associação ao tráfico de drogas. Ele já era monitorado há seis meses por agentes da 45ª DP. Os investigadores sabiam que o acusado, que é do Alemão, tinha parentes na comunidade e costumava deixar o local logo cedo, quando visitava a esposa. Por isso, às 7h desta segunda-feira, policiais da distrital e do 16º BPM montaram operação de inteligência para capturá-lo.
Publicidade
Zé Maria não era ligado a uma facção criminosa específica. Segundo as investigações, vendia para bandidos do Comando Vermelho (CV), no Complexo do Alemão e na Cidade de Deus; Terceiro Comando Puro (TCP), nos morros da Coreia e da Serrinha; e Amigos dos Amigos (ADA), no Dendê e no Morro do Dezoito.
“Ele fornecia drogas e armas para qualquer comunidade em que tivesse entrada. Inclusive, as investigações apontam que o acusado era o único fornecedor de munição de fuzil AK-47 para traficantes do Rio”, afirmou o delegado Fábio Asty, titular da 45ª DP.
Segundo a polícia, Zé Maria disse em depoimento informal que já teve envolvimento com o tráfico de armas, mas que atualmente trabalha licitamente com venda de veículos. O acusado foi encaminhado à Polinter e depois levado para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.
Publicidade
Próximo ao local da prisão de Zé Maria, foi encontrada uma mochila com drogas. “Vamos investigar se o material pertencia a ele (Zé Maria). Mas, por ora, só sabemos que foi deixado lá”, explicou o delegado Fábio Asty.