Por tabata.uchoa
Rio - As cidades que mais atraem turistas no estado estão atrasadas na preparação para a noite de Réveillon. Em Rio das Ostras, a crise financeira levou a prefeitura a reservar recursos para o pagamento de servidores, sem investimentos em festas de fim de ano. À exceção de Niterói, os municípios ainda não divulgaram uma programação detalhada de shows e eventos. Programação do Rio será divulgada segunda-feira.
Icaraí é o point do Réveillon de Niterói. Capital Inicial comanda a festaArquivo O Dia

Em Campos, no Norte Fluminense, a polarização política tem retardado o planejamento para a virada do ano, alega a assessoria do prefeito eleito, Rafael Diniz (PPS). “Estamos enfrentando uma transição irresponsável por parte do atual governo de Rosinha Garotinho, que não tem passado informações suficientes para que possamos planejar as nossas ações”, diz.

A equipe responsável pela área de cultura e entretenimento comenta que já tem uma programação pré-definida. “Mas, somente a partir do momento em que assumirmos, teremos a real noção das ações que poderemos desenvolver”, finaliza. A atual gestão também não soube dar detalhes de como vai ser a virada na cidade.

Procurados, outros municípios, como Paraty, na Costa Verde, e Nova Friburgo, na Região Serrana, ainda não souberam detalhar a programação para a chegada de 2017. São Gonçalo, na Região Metropolitana, disse não ter planejamento algum — o município é o segundo mais populoso do estado, atrás apenas da capital.
Publicidade
Em Niterói, por outro lado, a festa já está definida. Na Praia de Icaraí, a programação será comandada pela banda Capital Inicial, que vai ganhar o reforço de atrações locais — a Bow Bow Cogumelo, o trio dos irmãos Melim (famosos pelo programa Superstar) e o cantor sertanejo João Gabriel.
Os fogos durarão, no mínimo, 15 minutos. As balsas localizadas na Baía de Guanabara ficarão a uma distância de 500 metros da areia. Mesmo com a crise — que afeta Niterói por conta da diminuição do repasse de verbas do petróleo —, a prefeitura pretende fazer “o maior réveillon de todos os tempos”.
Publicidade
Segundo a Neltur, responsável pelo turismo niteroiense, a crise estadual é preocupante, mas a segurança terá o “mesmo padrão” de sempre, com a contratação de, no mínimo, 60 seguranças particulares.