Portal interativo garante acesso mais fácil a alvará para empresas
Novo sistema faz um raio X do desenvolvimento da cidade e agiliza abertura de negócios
Rio - Ficou mais fácil para as empresas que querem se instalar no Rio garantirem o alvará de funcionamento. A prefeitura lançou ontem o novo painel digital interativo, “dashboard”, que dá acesso às informações sobre alvarás no município. O link para consulta já está disponível na página da prefeitura.
Esta é a segunda etapa do Rio Mais Fácil, programa criado em outubro de 2015, que possibilita aos empreendedores e empresas obterem seus alvarás por meio digital. A prefeitura informou que o novo Painel Interativo faz um raio X do desenvolvimento da cidade, tendo por base as informações dos alvarás. É possível saber, por exemplo, o número de consultas por bairro, o número de alvarás concedidos e recusados, aqueles em tramitação, o número de alvarás por bairro, por tipo de empresa, organizado pela data, entre outras informações.
Publicidade
O presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Paulo Protasio, afirma que a desburocratização na abertura de novas empresas foi “um passo necessário na melhoria do ambiente de negócios” e acrescentou que o novo painel Dashboard traz uma compreensão maior sobre o desenvolvimento da cidade e suas oportunidades. O sistema também contribui — com base nos negócios não autorizados – para identificar quais as legislações urbanísticas precisam ser revistas, já que parte da legislação que regra o licenciamento da cidade data de 1976.
O Rio Mais Fácil substituiu toda a papelada, eliminou etapas e a necessidade de interações presenciais nas Inspetorias Regionais de Fiscalização, além de integrar diversos órgãos e esferas de governo e, com isso, reduzir o número de procedimentos para a realização do licenciamento.
Publicidade
O portal Rio Mais Fácil já realizoy mais de 200 mil consultas em busca da obtenção de novas licenças. Até novembro, foram aprovados automaticamente por este novo sistema mais de 21.200 alvarás. Desses, 60% foram emitidos no mesmo dia, e o restante em até 15 dias.