Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - Os brasileiros estão acostumados a uma ceia com peru, batalhau, panetone e rabanada. Mas em outros países o cardápio é bem diferente. No Peru, a pimenta é essencial nas receitas. Os franceses comemoram a data com ostras e patê de fígado de ganso na mesa. E na Itália a refeição pode ser servida com cordeiro ao molho de laranja e uma taça de vinho.

Natural de Lima, capital peruana, a chef de cozinha Margarida Sayan diz que no cardápio da ceia não pode faltar o pavo, conhecido no Brasil como peru. Mas com um ingrediente especial. “O tempero do favo é diferente e leva pimentas, que deixam o prato com cor e aroma especiais”, recomenda a dona do restaurante Intihuasi, no Flamengo, que mora no Rio há quase 30 anos.

Sorvete de quinoa e bolo de frutas no PeruSeverino Silva / Agência O Dia

A comida é acompanhada do purê de maçã e de legumes, servidos com frutas. Para a sobremesa, o bolo de frutas desidratadas à base de vinho do Porto e o sorvete de quinoa também fazem parte do jantar. “Outra coisa que costumamos beber na ceia é o chocolate quente”, diz.

FRUTOS DO MAR NA FRANÇA
Publicidade
Na França, a ceia natalina é cheia de pratos com frutos do mar. Stephane Haddad, chef de cozinha e dono do restaurante Galeria 1.618, no Leme, conta que não podem faltar ostras e foie gras, um patê de fígado de ganso na ceia francesa. “A comida pode ser tradicional, como filé de foie gras grelhado ao vinagre de framboesa. Também não podem faltar ostras e salmão defumado”, diz. Na mesa de jantar, frutas secas, como tâmara e damasco. E doces, como pasta de chocolate, nozes e marron glacé, que são castanhas cozidas e mergulhadas em calda de açúcar. O prato principal é acompanhado de geleia de cebola e purê de castanha portuguesa. Para fechar o cardápio, os franceses celebram o Natal com suflê de queijo trufado servido com muitas torradas.
Na França%2C a ceia inclui ostras%2C suflê de queijo e salmão defumadoSeverino Silva / Agência O Dia

Em algumas regiões da Itália, a ceia é cheia de produtos ligados à terra. Silvio Podda, chef de cozinha e um dos donos do restaurante Casa do Sardo, em São Cristóvão, diz que os italianos fazem diferentes receitas, dependendo da região. Mas um dos pratos comuns entre as localidades é o ravioli. “Pode ter recheio diferente conforme a região. Em alguns lugares, leva queijo. Em outros, abóbora”, conta.

A mesa de jantar também tem cordeiro, que se come com muita laranja mediterrânea e taça de vinho. Por fim, eles sempre comem panetone, amendoim e bebem um café expresso para celebrar a chegada do dia 25.
Publicidade
RECEITA: SUFLÊ DE QUEIJO 
Ingredientes 
Publicidade
- 30 g de manteiga
- 30 g de farinha de trigo
- 250 ml de leite
- 150 g de queijo ralado
- 5 ovos grandes (claras e gemas separadas)
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Publicidade
- Preparo em 15 minutos
- Cozimento em 45 minutos
1. Preaqueça o forno em temperatura baixa (160ºC) e unte uma tigela média ou tigelinhas individuais de suflê. 
2. Derreta a manteiga em fogo médio e junte a farinha aos poucos, mexendo bem entre cada adição. Junte o leite e mexa até engrossar e ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta a gosto e retire do fogo. Adicione o queijo ralado, misture bem e coloque as gemas.
3. Bata as claras em neve até formar picos bem firmes. Adicione ao creme de queijo, misture delicadamente com um garfo até encorpar e coloque na tigela.
4. Leve ao forno e asse por 45 minutos, ou até crescer bem e dourar. Retire e sirva imediatamente.
Publicidade
Reportagem da estagiária Marina Cardoso