Por caio.belandi
Publicado 27/12/2016 15:14 | Atualizado 28/12/2016 01:12

Rio - Os dois milhões de cariocas e turistas que deverão passar o Réveillon na Praia de Copacabana terão uma hora a mais para chegar ao bairro por carros particulares, táxis e demais veículos de passeio. A interdição das vias da Princesinha do Mar será a partir das 19h, diferentemente do que acontecia nos anos anteriores, quando as ruas eram fechadas às 18h.

Operários trabalham no palco em Copa sob um sol de 42 graus. Previsão para a Virada é de muito calor%2C com pancadas de chuva à tardeErnestto Carriço

O estacionamento em todo o bairro, no entanto, está proibido a partir da sexta-feira, dia 30. E pelo menos 30 reboques da prefeitura estarão a postos para remover todos os veículos parados no local. O esquema foi divulgado nesta terça, em uma coletiva que uniu os principais órgãos do município e do governo do estado.

A partir das 19h, somente ônibus de linhas regulares e táxis poderão circular por Copacabana. Mesmo assim, somente até as 22h, quando o trânsito será totalmente bloqueado. A reabertura será apenas às 5h do dia 1º de janeiro. Quem pretende chegar ao bairro até este horário terá de usar o metrô ou caminhar a pé, a partir de Botafogo ou Ipanema.

“O ideal, como sempre pedimos, é ir a Copacabana via transporte público. Não adianta ir de carro, pois vai ser rebocado. Uma dor de cabeça desnecessária que deve ser evitada no primeiro dia do ano”, disse o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello.

Para quem pretende ir de metrô e ainda não comprou o bilhete especial de Réveillon, ainda é possível fazê-lo. As vendas continuam, de 10h às 21h, nas estações Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Glória e Jardim Oceânico. Os usuários podem escolher cinco faixas de horário (entre 19h e 0h) e devem comprar o cartão correspondente ao período em que pretendem realizar a viagem. O bilhete custa R$ 8,20 (ida e volta) ou R$ 4,10 (um trecho).

No dia 31, a partir das 19h, não serão aceitos os cartões unitários e pré-pagos do MetrôRio, nem os cartões da RioCard (Bilhete Único e Vale-Transporte), exceto nas estações General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, onde esses cartões serão aceitos até as 23h59. Os cartões voltarão a valer às 7h do dia 1º de janeiro.

Pessoas com necessidades especiais, menores de seis anos acompanhados de adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação para o embarque nas estações durante a Operação de Réveillon.

O MetrôRio recomenda que os usuários priorizem, na viagem de ida e de volta a Copacabana, a estação Siqueira Campos. Na virada do ano, a previsão é de muito calor e poucas pancadas de chuva a partir da tarde.  


Ônibus sairão de Botafogo e Ipanema a partir das 22h

Os espectadores que optarem pelos ônibus para sair de Copacabana deverão se dirigir aos pontos especiais criados na Enseada de Botafogo (para quem vai para Centro e Zona Norte) e em Ipanema, na Rua Prudente de Morais e Avenida Vieira Souto (para os que forem para a Zona Oeste). 

“É sempre bom lembrar que é mais prático para quem mora no Centro, Zona Norte e Baixada, por exemplo, assistir à festa do Réveillon no início da Praia de Copacabana. E quem mora na Zona Oeste ou São Conrado, no fim da praia, para ficar mais perto dos pontos de ônibus, e assim andar menos e ficar menos cansativo”, disse Antônio Pedro.

Na Enseada de Botafogo, na pista sentido Centro, haverá quatro linhas em direção à Rodoviária Novo Rio e ao Centro: Troncal 1 (Central), Troncal 2 (Central via Lapa), Troncal 4 (Rodoviária via Catete) e 2017 (Rodoviária). Na pista em direção à Zona Sul, outras quatro: 415 (Usina), 455 (Méier), 474 (Jacaré) e 483 (Penha).

Na Avenida Vieira Souto, entre a Visconde de Albuquerque e Aníbal de Mendonça, o embarque será das linhas convencionais e, na Rua Prudente de Morais, das linhas executivas. Estarão à disposição a Integrada 1 (Alvorada via Lagoa-Barra/Av. das Americas), Integrada 2 (Alvorada via Niemeyer / Lúcio Costa), Integrada 6 (Cidade de Deus via Itanhangá), Integrada 8 (Recreio via Lagoa-Barra/Américas), Integrada 9 (Piabas via Niemeyer/Benvindo Novaes) e 539 (Rocinha via Estrada da Gávea).

Haverão também as linhas 557 (Rio das Pedras), 2115 (Pechincha via Itanhangá), 2333 (Recreio via Américas), 2334 (Campo Grande), 2335 (Santa Cruz), 2338 (Campo Grande). As que passam pela Praia de Botafogo e não acessam Copacabana, não terão trajetos alterados. Já as rotas que trafegam pela Rua da Passagem e Túnel Velho, terão seus itinerários alterados, com retorno na Rua Real Grandeza. Ônibus de turismo terão de estacionar no Teleporto, no Estácio. A Rio Ônibus preparou um mapa interativo das rotas no Réveillon no endereço: bit.ly/MapaReveillonRj . 

Praia terá um só palco 

A festa em Copacabana, neste ano, terá apenas um palco, montado em frente ao hotel Copacabana Palace, para celebrar a chegada de 2017. A noite começa às 18h o cantor Alex Cohen. Um dos maiores nomes da cena carioca, o DJ MAM se apresenta em seguida. A programação segue com o cantor Leo Jaime. O show principal celebrará os 20 anos de O Grande Encontro entre Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo. Para encerrar com chave de ouro o ano do centenário do samba: Unidos da Tijuca e Mangueira até o dia clarear.

Você pode gostar