Por gabriela.mattos
Manifestantes fizeram ato contra lesbofobia no CCBB nesta quarta-feiraReprodução Vídeo

Rio - Manifestantes fizeram um ato no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no fim da tarde desta quarta-feira, contra a lesbofobia. No protesto, eles lembraram do caso em que um homem escreveu "Fora Lésbica" em um quadro da exposição "Mondrian e o Movimento de Stijl", para intimidar um casal que estava no local na última sexta-feira. A Polícia Civil conseguiu identificar o suspeito nesta terça-feira.

No ato, os participantes penduraram bolas de encher lilás pelas instalações do CCBB e papéis com frases contra homofobia. Alguns funcionários do centro cultural também colaram adesivos na roupa contra o preconceito. "O protesto é importante para dar visibilidade às lésbicas", disse uma das manifestantes em entrevista à página "Ocupa MinC".
Publicidade
Relembre o caso

O episódio ofensivo ocorreu durante a exposição Mondrian. O indivíduo seria que seria namorado de uma funcionária do CCBB, também escreveu "Meu p...". Na postagem feita por uma das vítimas do insulto na página do centro cultural, ela afirma que a funcionária estava acompanhando o homem e ria a todo momento da situação.

Homem escreveu "Fora Lésbica" para intimidar casal de mulheres que estava em exposição no CCBBReprodução Facebook

"Fui ao banheiro e já ia embora. Passamos em frente a sala das crianças e ele estava saindo de lá. Agora o recado era 'FORA LÉSBICA'. Dois funcionários foram atenciosos e disseram que podíamos registrar uma reclamação. Depois disso descobrimos que quem escreveu era namorado da funcionária que fica no balcão de informações", disse a mulher. A funcionária em questão, de acordo com o CCBB, vinculada a uma empresa terceirizada, foi afastada e não trabalhará mais na instituição.

Ainda de acordo com o seu depoimento, o homem tentou a todo momento impedir que ela fizesse a reclamação sobre o ocorrido. "Ele tentou me impedir de colocar o papel na caixa tampando o buraco e depois tentando arrancar o papel da minha mão. O tempo inteiro que escrevia a reclamação ele ficou a menos de um metro de mim rasgando os papéis da caixa. Todos presenciaram a cena e nada fizeram mesmo quando pedimos alguma intervenção (ao menos tirar o cara de perto da caixa)", contou.

"O CCBB fechou e o cara continuou lá dentro esperando a namorada largar do trabalho. Enfim, várias coisas me incomodaram. 1. Todo mundo conhecia o cara. 2. Sou hostilizada em vários lugares mas no CCBB acreditava ser um espaço seguro 3. Não teve agressão física mas a tentativa de intimidar e humilhar são claras 4. Falamos com os dois (o cara e a namorada) ele só com cara de “e daí?” e ela falando “o que eu tenho a ver com isso?” 4. Todo dia LGBT é morto e algumas pessoas simplesmente se sentem a vontade pra nos agredir."

O CCBB respondeu à queixa da mulher e disse, na própria postagem, lamentar o ocorrido, dizendo que "assim que o expediente do CCBB voltar a funcionar, medidas serão tomadas." ?O DIA ?tentou contato com a vítima, mas não obteve retorno.

Você pode gostar