Rio - Cinco mil reais é o valor da recompensa oferecida pelo Portal dos Procurados para quem der informações sobre o paradeiro de Brendon Rodrigues dos Santos, de 18 anos. Morador da Mangueira, na Zona Norte, ele é um dos acusados de matar a tiros o policial militar Jefferson Cruz Pedra, na última quarta-feira, durante assalto a uma joalheria no Tijuca Off Shopping, na Tijuca. O acusado está foragido desde o dia do crime. Duas pessoas já estão presas desde a madrugada de sábado. Elas foram detidas por policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueira.
Neste domingo a Polícia Civil já havia divulgado uma foto de Brendon. O crime aconteceu na noite quarta, após seis criminosos chegarem de motos e armados à joalheria. Logo após o roubo ocorreu um tiroteio. Na ação, o soldado Jefferson Cruz Pedra, de 37 anos, lotado no 18º BPM (Jacarepaguá), acabou levando sete tiros na altura do tórax. O PM chegou a ser socorrido e levado para o Hospital do Andaraí, mas não resistiu aos ferimentos.
No sábado, Rhuan de Mello Queiroz, também de 18 anos. Ele faria parte também da quadrilha que roubo a joalheria e matou o policial militar. A Polícia ainda procura identificar e prender outros quatro integrantes da quadrilha.
Ao todo, seis criminosos participaram do assalto. Um dos bandidos aparece nas imagens das câmeras de segurança vestindo um boné vermelho, e logo após aparece atirando contra o PM. Outros quatro aparecem entrando na joalheria, sendo que um deles carrega uma mochila. O quinto integrante, com um pé imobilizado por uma bota ortopédica, fica do lado de fora da loja.
O delegado da Delegacia de Homicídios (DH) da Capital Brenno Carnevale representou pela prisão de Brendon à Justiça, que foi deferido pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ).