Por gabriela.mattos
Rio - A partir de hoje, é possível conhecer o Rio a pé, no meio da floresta. Considerada a maior trilha de longo curso do Brasil, a Transcarioca será inaugurada hoje, com 180 quilômetros de extensão. Dos 25 trechos, 23 já estão devidamente sinalizados e podem ser percorridos pelos visitantes.
As caminhadas podem ser feitas dentro das florestas do Parque Nacional da Tijuca, Parque Estadual da Pedra Branca, Parque Natural Municipal de Grumari, Parque Natural Municipal da Cidade, Parque Natural Municipal da Catacumba, Parque Natural Municipal Paisagem Carioca e do Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.
Publicidade
O novo atrativo turístico da cidade percurso liga a Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, até o Pão de Açúcar, na Zona Sul, passando pelos principais atrativos naturais, históricos e culturais de sete unidades de conservação presentes no seu traçado. Na inauguração da trilha, no Centro de Visitantes Paineiras, serão lançados um guia de campo, um minidocumentário e o site oficial da Trilha Transcarioca.
“O lançamento da trilha é um marco importante para que as pessoas conheçam e visitem. Mas o trabalho ainda vai continuar em diversas outras frentes. Não só na sinalização, mas também em iniciativas de educação, treinamento e infraestrutura”, afirma Marcelo Barros de Andrade, coordenador geral do Mosaico Carioca, fórum que congrega todas as Unidades de Conservação do município e instituições públicas e privadas parceiras.
Publicidade
Todas as informações sobre a trilha e seus trechos estão disponíveis em www.trilhatranscarioca.com.br, onde também pode ser assistido o minidocumentário da Trilha Transcarioca. Além de orientações práticas, há fotos dos atrativos, mapas para download, tracklogs no Google Maps, entre muitas informações úteis para planejar cada caminhada. Já a distribuição dos 2.000 exemplares do guia será feira de forma gratuita.