Por bianca.lobianco
Rio - A juíza Glória Heloiza Lima da Silva, da 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, determinou, em audiência especial, que as equipes técnicas do juízo façam visitas diárias ao Centro de Promoção Social Abrigo do Cristo Redentor, em Higienópolis, Zona Norte do Rio, para garantir a realização de serviços básicos de atendimento aos idosos acolhidos. A magistrada também determinou que Governo do Estado informe os contratos firmados com a organização responsável pela administração do abrigo.
No ano passado, foram identificados problemas de estrutura e atendimento aos acolhidos. A casa passa por mudanças, como o reordenamento de pessoal. Também foram assinados novos acordos com empresas e órgãos públicos para o funcionamento adequado da unidade.
Publicidade
Na audiência realizada na sexta-feira, o diretor do abrigo informou que foram firmadas parcerias com a Guarda Municipal, para a segurança dentro e fora da unidade; com a Comlurb, para limpeza externa; com a Rio Luz, para o serviço de iluminação, poda e capina; e com a Secretaria de Saúde, para fornecimento de uma ambulância. Uma nova empresa assumirá a distribuição e confecção dos alimentos para os idosos. A administração também garantiu que os funcionários que cumprem aviso prévio serão substituídos em tempo hábil, e que a redução no número de colaboradores não afetará o serviço e os cuidados com os idosos.
Em novembro do ano passado, o serviço de alimentação chegou a ser interrompido por falta de pagamento à empresa responsável, e o abrigo passou a depender de doações da sociedade civil. Em janeiro deste ano, o juiz Pedro Henrique Alves havia decidido que o governo fornecesse alimentos e medicamentos aos idosos em caráter emergencial, sob pena de multa, além de manter equipe técnica responsável para atendimento.