Por bianca.lobianco

Rio - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) divulgou o balanço parcial da operação Carnaval 2017, iniciada na última sexta-feira, 24, em toda a cidade, com foco em pontos de folia. A Guarda Municipal autuou em uma série de ocorrências como roubos, furtos, tumultos em ônibus, agressão e tráfico de drogas, resultando na prisão de 13 homens (dois com passagem pela Polícia por assalto, um deles procurado pela Justiça) e apreensão de 21 menores, três deles com mandado de apreensão na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Na orla, guardas retiraram 89 barracas de camping da areia, coibiram a presença de 103 cães orientando seus donos, distribuíram centenas de pulseiras de identificação nas praias e auxiliaram 11 crianças perdidas a encontrarem seus pais e responsáveis.

Nesses cinco dias, as equipes de trânsito aplicaram 589 infrações em toda a cidade, 164 delas na área do Sambódromo. Trezentos e quarenta e cinco veículos foram removidos, a maioria em áreas de blocos, no entorno do Sambódromo, Boulevard Olímpico e orla.

Principais ocorrências - Do total de ocorrências, foram 13 furtos de celulares, bolsas e bicicleta, quatro casos de agressão física (uma contra mulher), dois de tráfico e um porte de drogas. Os guardas ainda apreenderam seis facas e uma réplica de arma de fogo usada em um assalto em Madureira. Entre as vítimas, estão moradores da cidade e turistas nacionais e estrangeiros. 

Nesta terça-feira, GMs interagiram em dois tumultos em ônibus na Barra da Tijuca. Um deles foi no Posto 7, controlado com intervenção de guardas na organização da fila. O outro foi no ponto de ônibus da Avenida Ayrton Senna, na altura do Condomínio Alfabarra, com duas pessoas conduzidas à 16ª DP. Uma delas é Matheus Vieira da Silva, 19 anos, autuado por furto, dano, desobediência e desacato.


O planejamento - O planejamento especial do Carnaval 2017 envolveu nos seis dias um total de 5.493 GMs distribuídos em turnos, atuando em dezenas de blocos e outros pontos de folia em todas as regiões da cidade. Na área do Sambódromo, o efetivo diário foi de 790 guardas, 330 deles cuidando dos 94 pontos de bloqueios estabelecidos pela CET-Rio e os demais no patrulhamento em geral.

A operação contemplou ainda o Carnaval da Avenida Intendente Magalhães, envolvendo ao todo 252 GMs em ações de patrulhamento dos desfiles das escolas de samba da Série B. Outros 789 guardas reforçaram os eventos oficiais em pontos como Cinelândia e Praça Tiradentes. 

Desenvolvido nas ruas por equipes da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) e Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), o planejamento termina nesta quarta-feira, 1º de março, com o patrulhamento na área da Passarela do Samba por conta da apuração das escolas de samba. Serão 200 GMs, 127 deles controlando o trânsito na região e os outros 63 atuando dentro do Sambódromo, onde haverá esquema especial da Seop também no sábado, 4, dia do desfile das campeãs. 

Você pode gostar