Por thiago.antunes

Rio - O juiz Alexandre Abrahão Dias Teixeira, do 3º Tribunal do Júri, decretou a prisão preventiva de Pedro Henrique Marciano, o PH, Valterson Ferreira Cantuária, ex-músico do Karametade, Júlio César Oliveira Godinho e Thiago Noroes Lessa Silva, o Kadu Lessa, sob alegação de manter a ordem pública e a garantir a aplicação da lei penal.

Eles são acusados de participar da morte do turista argentino Matias Sebastian Carena, 26 anos, após uma confusão na saída da boate Barzin, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, no último dia 26. A informação foi antecipada pelo blog Justiça & Cidadania.

"Reforça este indício a prisão nas ultimas horas do denunciado Pedro Henrique, o que se deu, segundo a mídia, em razão da divulgação dos fatos", disse o magistrado. Valterson Cantuária, o Toddy Cantuária, foi para Guarulhos, de onde pegou um voo para Madrid, na Espanha, no mesmo dia. Thiago Lessa e Júlio César também são procurados.

Yuri Fernando Santana da Silva, amigo da vítima, disse que os acusados PH e Kadu Lessa usaram muletas para atacar a vítima. Já Júlio César encurralou Matias, enquanto Toddy desferiu o soco que provocou o desmaio e morte do argentino.

Os denunciados serão citados e deverão apresentar defesa prévia por escrito no prazo de 10 dias.

'Não vou culpar o país por causa de quatro assassinos', diz mãe de argentino

Inconformados com a perda do filho, de apenas 28 anos, Carlos Carena e Mónica Resua cobram Justiça e que sejam presos todos os participantes da morte dele. Apesar da dor da perda, eles não guardam rancor.

Pais do argentino morto em Ipanema%3A Eles cobram Justiça pelo assassinato do filhoMontagem sobre reproduções da TV Globo

"Não quero guardar um sentimento ruim em relação ao Brasil, quando fui pra lá fui muito bem recebida e não vou culpar o país por causa de quatro assassinos", disse Mónica cobrando Justiça. "Não gostaria que ficassem livres, tendo uma vida que meu filho não pode ter. Eles podem comer, passear, ter namorada, e meu filho não pode mais".

O pai do jogador de futsal deu o mesmo tom sobre o caso e cobrou a prisão dos suspeitos. "Foram quatro assassinos que massacraram meu filho. Não tem nada a ver com nacionalidade. Gostaria que o mundo fosse menos violento", disse.

Segundo a mãe de Matias, na entrevista que foi ao ar no Fantástico, da TV Globo, o que mais dói foi a forma como ocorreu a morte. "Nós homens somos diferentes dos animais porque podemos raciocinar, conversar. Neste caso, nada disso, uma emboscada e um golpe. E ainda são covardes, eram quatro contra um", desabafou. 

Suspeitos de agredir e matar turista argentino%2C em Ipanema%2C são procuradosDivulgação

Briga por causa de um esbarrão

De acordo com o Fábio Cardoso, titular da Delegacia de Homicídios (DH-Capital), a causa inicial da briga foi um simples esbarrão. "Quando o grupo de argentinos saiu, tava indo embora, eles passaram por parte desse grupo de brasileiros e aí encostaram um no outro. E ali começou a discussão, os brasileiros começaram a ofender, xingar os argentinos que não concordaram, ficaram indignados na verdade. O Matias foi o que mais se indignou com as ofensas que tava sofrendo, as ameaças que tava sofrendo. Mas, em seguida, ele passou a não querer brigar mais", explicou.

Turista argentino morreu após briga na Zona Sul do Rio%3B Suspeitos estão foragidosReprodução TV Globo

Toddy seguiu para o aeroporto Santos Dumont, de onde partiu para Guarulhos, onde pegou um voo para Madri, na Espanha. Além dele, são procurados Júlio César Oliveira, conhecido como Godinho, de 24 anos, e Thiago de Noroes Lessa Filho, o Kadu, 39 anos.

O Disque-Denúncia oferece recompensa de R$ 1 mil por informações que levem às prisões deles. Eles vão responder por homicídio doloso duplamente qualificado, por motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima. Na sexta-feira, o Ministério Público do do Rio (MPRJ), por meio da 23ª Promotoria de Investigação Penal, denunciou os quatro suspeitos pelo crime.

Matias foi enterrado na sexta-feira na Argentina. No sábado, uma homenagem foi feita por amigos e familiares numa partida de futsal.

Você pode gostar