Por adriano.araujo

Rio - Com as viradas de tempo típicas do outono no Rio — às vezes com cara de verão —, muitos cariocas ficam na dúvida de como estão as condições meteorológicas na cidade. Entretanto, o cidadão agora será um braço colaborativo nas informações sobre as mudanças climáticas no Rio. O Alerta Rio, equipe de meteorologia da Prefeitura do Rio, lançou uma mapa que permite aos moradores do município informarem está chovendo, como está a temperatura ou até mesmo se está ventando no local onde ele está. As informações serão disponibilizadas para todos os usuários da plataforma em tempo real.

“O principal objetivo do mapa é ampliar o monitoramento das condições do tempo que é realizado dentro do Centro de Operações Rio”, explica a meteorologista-chefe do Alerta Rio, Juliana Hermsdorff, que lidera uma equipe com nove profissionais que atuam dentro do Centro de Operações Rio (COR).

Mapa colaborativo de tempo do Alerta RioDivulgação

O monitoramento feito hoje pelo Alerta Rio conta com 33 estações que checam  dados meteorológicos em todas as regiões da cidade, mas alguns bairros não são cobertos. Outros 83 pluviômetros (da Defesa Civil Municipal), estão posicionados em áreas com alto risco de deslizamento. Já as estações que verificam temperaturas e velocidade/direção dos ventos são apenas sete, mas dados de outras instituições ajudam no monitoramento, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com o mapa colaborativo online, os usuários vão colaborar com o COR nas informações de áreas afastadas das unidades de monitoramento. “Assim como nossos perfis nas redes sociais, este é mais um canal de comunicação entre os cidadãos que residem no Rio e o Centro de Operações. Essa troca de informações é imprescindível para a gestão da operação na cidade, porque conseguimos ampliar os ‘olhos’ que monitoram o município 24 horas por dia”, detalha Alexandre Cardeman, chefe-executivo do COR.

Saiba como usar

?Para registrar as informações sobre tempo usando o aplicativo do Alerta Rio basta fazer apenas quatro cliques — é preciso estar conectado à internet e possuir GPS.

1 - Ao abrir o aplicativo, clique no botão “Fazer colaboração”, localizado no canto inferior direito, como no exemplo abaixo.

2 – Em seguida, escolha o tipo de informação que você quer inserir – chuva, vento ou temperatura – e a intensidade do item escolhido.

3 – Depois, sua colaboração vai aparecer geolocalizada no mapa da cidade e basta clicar em “Publicar”.

4 – Pronto! Sua participação foi registrada e vai para o Mapa de Colaboração

Exemplo de como inserir colaboração no mapa interativo do Alerta RioMontagem sobre divulgação


Você pode gostar