Rio - O último domingo do outono foi como todo carioca gosta: de muito sol, calor e, é claro, praia. O clima de verão também favoreceu os mais 33 mil participantes da 15ª Maratona do Rio. Com os termômetros marcando a máxima de 31°C, a orla atraiu muita gente como a mineira Deborah Pedercini, que aproveitou o dia quente em Ipanema, no posto 10.
“A praia está cheia nesta temporada de fim de outono, ainda mais agora, com a maratona. No verão percebo mais policiamento, mas tem muita gente curtindo”, disse.
O engenheiro Marcelo Monteiro, morador de Ipanema, aproveitou o fim de semana ensolarado para se reunir com os amigos.“É a melhor época para vir à praia. O sol está forte e o céu limpo. Me sinto seguro, aqui é Zona Sul, o policiamento é sempre mais presente.”
A maratona chamou a atenção de quem estava na orla. O evento teve a largada no Recreio dos Bandeirantes e terminou no Flamengo, em um percurso de 42,125 quilômetros. Mônica Seixas, que andava de bicicleta na praia de Botafogo, levava garrafas de água para oferecer aos maratonistas. “É uma corrida solidária! Os cariocas estão começando a criar a cultura de que a corrida é importante”, declarou.
O inverno começa na quarta-feira à 1h24. Segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, a estação não será tão fria como em 2016. “Será algo mais próximo da média, mas com ligeiro aquecimento acima da normalidade”, prevê.




