Por luana.benedito

Rio - O vereador Fernando William (PDT) deu entrada na CPI dos Pedágios em vias públicas do Rio, como da Linha Amarela e Transolímpica. De acordo com o parlamentar, a comissão vai apurar os contratos entre a prefeitura e as empresas responsáveis pela construção, além da cobrança dos pedágios.

A Comissão terá 120 dias para analisar todos os documentos e convocar autoridades e as prestadoras de serviços para esclarecimentos sobre a chegada de preços tão altos, que impactam negativamente na vida de cidade

Praça do pedágio da Transolímpica%2C que fica em SulacapReprodução/TV Globo

Para o vereador, não se justifica a cobrança de pedágio tão caro em vias públicas dentro da cidade. Para piorar, cobra-se a ida e a volta, disse. A formação dessas tarifas precisam ser explicadas para a população. O preço cobrado pelo quilômetro rodado na TransOlímpica, por exemplo, é de R$ 0,54, enquanto a tarifa média nacional para o mesmo percurso fica em torno de R$ 0,10/km.

Outro ponto a ser investigado são os aditivos aos contratos nas duas obras. A Linha Amarela recebeu, por exemplo, 10 aditivos, fato que demostra o erro ao orçar e construir a via ou administração pouco eficiente. São dados que precisam ser analisados com critério e seriedade, disse Fernando William.

Você pode gostar