Por karilayn.areias

Rio - Para votar a favor do reajuste do IPTU na votação decisiva da semana que vem, alguns vereadores do PMDB que apoiaram o governo na vitória de terça agora pleiteiam a Subsecretaria de Esportes, comandada atualmente por Patrícia Amorim. A mudança é avaliada pela prefeitura.

A favor de Patrícia, o fato de o prefeito Marcelo Crivella (PRB) gostar de seu trabalho e de ela ter a simpatia da maioria da Câmara Municipal — é elogiada por receber parlamentares da base e da oposição.

Alternativas
Pela lei, vereadores não podem se licenciar do cargo para ocupar subsecretarias. Ou seja: ou os peemedebistas farão indicações para a pasta ou, para que um vereador possa assumir, ela será transformada em secretaria.

Vale lembrar...
Dos dez vereadores do PMDB, mais da metade já participa do governo.

Teixeira conservado
Outra pasta cobiçada por vereadores de diferentes partidos é a Secretaria de Conservação e Meio Ambiente, chefiada por Rubens Teixeira (PRB). Mas aí o buraco é mais embaixo. Teixeira é da cota pessoal de Crivella e candidato a deputado federal em 2018.

E falando em Brasília...
Crivella foi visto ontem na capital. A agenda não foi divulgada.

Rinha de tucanos
A briga entre a secretária de Assistência Social, Teresa Bergher (PSDB), e seu suplente na Câmara, o vereador Alexandre Arraes (PSDB), impõe uma sinuca a Crivella. A primeira se recusa a voltar à Câmara para votar reajuste do IPTU; o segundo diz que, se o projeto não for emendado para ficar menos oneroso à população, votará contra. O governo teme que, caso obrigue Teresa a retornar à Câmara, ela vote contra e ainda vire oposição.

Reforço na Segurança
Crivella sancionou ontem projeto de lei de Marcello Siciliano (PHS) que institui o patrulhamento urbano pela Guarda Municipal. “Originalmente, a GM tem por atribuição a guarda patrimonial. Agora, terá também a Segurança Pública, junto com a polícia”, diz Siciliano.

Em campanha?
Pré-candidato ao governo do estado, Bernardinho (Novo), ex-técnico de vôlei, dará palestra depois de amanhã na Associação Comercial do Rio. Contará por que entrou para a política.

Renovação do país
‘O papel do Direito na construção de um novo Brasil’ será o tema do Congresso Nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), de quarta a sábado, em João Pessoa (PB).

Você pode gostar