Por luana.benedito

Rio - Três em cada dez brasileiros com 16 anos ou mais são evangélicos, segundo o Instituto de Pesquisas Datafolha. O aumento do número de fiéis tem criado novos nichos de mercado e incentivado o empreendedorismo nos segmentos: musical, literário e também fashion. “Depois que optamos em trabalhar exclusivamente com a moda evangélica, as vendas aumentaram significativamente e fidelizamos nossos clientes”, conta Silvia dos Santos, da Marmuth Fashion — que há dez anos direcionou o negócio para o setor cristão.

Marmuth Fashion aposta na discrição em suas coleçõesDivulgação / Marmuth

A empresa familiar surgiu há 20 anos e atualmente é gerenciada por três gerações: Silvia, 23 anos, sua mãe Selma, 40 anos, e a avó Maria, de 62 anos. A loja de Duque de Caxias revende multimarcas da moda gospel e também tem confecção própria. “Tentamos sempre deixar nosso público dentro da moda, sem precisar expor o corpo e usar a sensualidade que é tão imposta nos dias de hoje”, comenta a jovem sobre as inspirações para desenvolver as coleções da Marmuth.

Já Arlete Lima Silva, 47 anos, criou a Eleita Moda para alcançar clientes dentro do meio cristão. “Comecei a me especializar e procurar marcas que pudessem atender a mulher evangélica”, afirma. “Os critérios que usamos são: modernidade e elegância”, diz a empresária, que abriu sua loja em 2010, em Campo Grande.

Eleita Moda Evangélica está no mercado desde 2010Divulgação

A vendedora autônoma, Joseane Schaar, 43 anos, afirma que desde que conheceu a moda gospel só tem comprado em lojas do setor. “Nas lojas comuns, só encontramos roupas curtas. É muito difícil achar uma peça na altura do joelho ou abaixo. Nós cristãs, podemos ficar lindas e bem arrumadas, sem parecer vulgar.”

Apaixonada por moda, Thamires Nunes, 21 anos, queria empreender e começar a produzir suas coleções. A ideia inicial, segundo a jovem, não era se restringir ao público evangélico. “Mas as minhas peças atraem muitas cristãs que querem estar na moda sem pôr em risco a religião ou a doutrina. Então, entendi que o caminho ‘certo’ era esse.”

Thamires tem divulgado o seu trabalho em grupo de desapegos de moda evangélica no Facebook, a comunidade carioca tem quase 500 integrantes. “A gente saiu daquela coisa de ter na mente que cristã não pode estar na moda, por isso eu acho que a procura tem aumentado”, acredita ela. 

Thamires Nunes apostou no estilo e tem divulgado seu trabalho nas redes sociaisDivulgação

Personal stylist dá dicas

A personal stylist e cristã, Karol Stahr, diz que é importante a mulher reconhecer o seu estilo pessoal para buscar roupas dentro da moda evangélica. “O ideal é evitar peças muito curtas, transparências sem ter nenhuma combinação por baixo e decotes muito profundos”, explica.

Para Karol, engana-se quem acredita que discrição não combina com ser fashion. “É possível montar vários looks, mas mantendo o visual cristão”, comenta a consultora de estilo. “O floral vai estar super em alta no Verão 2018, além de transparências com sobreposições e jaquetas esportivas”, comenta.

Ainda segundo a personal stylist, as mulheres cristãs podem ousar nos sapatos, por exemplo, sem medo. Outra dica é se inspirar nas produções de algumas blogueiras e também nas famosas cantoras gospel como Aline Barros e Bruna Karla. “As mulheres podem usar tudo o que está na moda, mas pensado sempre em imprimir as crenças pessoais”, afirma.

“Quando a gente fala de moda evangélica, não está falando de uma setorização, mas sim de mulheres, que têm como papel transmitir algo a mais e mostrar respeito através das roupas”, acrescenta Karol.

Reportagem da estagiária Luana Benedito, sob supervisão de Joana Costa

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