Por karilayn.areias

Rio - A Vigilância Sanitária abriu inscrições de cursos que têm o objetivo de prevenir riscos à saúde dos consumidores. As aulas são voltadas para ambulantes e profissionais e proprietários de salões de beleza e estúdios de piercing e tatuagem. São 50 vagas em cada curso, que terá aula única de três horas. Os encontros serão no auditório do órgão, na Lapa.

O curso para ambulantes será no dia 26 de setembro, das 14h às 17h, e vai abordar noções básicas de higiene na manipulação de alimentos, a fim de alertar sobre os cuidados higiênico-sanitários que devem ser tomados por esses comerciantes e, assim, diminuir a ocorrência das doenças transmitidas pela comida. Os participantes receberão um certificado de participação individual.

Àqueles que não puderem comparecer neste dia, poderão participar em outras datas: 31 de outubro, 28 de novembro e 12 de dezembro. Neste caso, as inscrições devem ser feitas no começo de cada mês.

Já o curso para salões de beleza será realizado no dia 25 de setembro, 9h às 12h, e terá orientações sobre os procedimentos para a utilização correta dos materiais, o uso de cosméticos regularizados, a limpeza e desinfecção do ambiente, e a prevenção de doenças infectocontagiosas, como hepatites B e C, tétano, AIDS, micoses, dentre outras.

Esse é o penúltimo curso para esse público no ano. A outra data disponível para os profissionais da beleza é 27 de novembro. As inscrições também devem ser feitas no começo do mês.

Os proprietários e trabalhadores dos estúdios de tatuagem e piercing ganharam, neste ano, um curso exclusivo para a área, que vai abordar a limpeza, esterilização e descarte adequado dos materiais, o uso de tintas regularizadas pela Anvisa, higienização do ambiente e a prevenção de doenças. O próximo será no dia 28 de setembro, 9h às 12h. Haverá mais uma oportunidade até o final do ano: 30 de novembro.

Os interessados em participar podem se informar pelo telefone 2224-4606 ou pelo site www.rio.rj.gov.br/vigilanciasanitaria, onde devem preencher a ficha de inscrição e enviar pelo e-mail geducavisa@gmail.com

Serviço:

Auditório da Vigilância Sanitária. Rua do Lavradio, n° 180, 6º andar.

Você pode gostar