Por luana.benedito

Rio - A Secretaria Municipal de Educação (SME) recebeu nesta quinta-feira, um caminhão carregado com 300 instrumentos: violões, flautas, trombones, trompetes, contrabaixos acústicos, violinos, violoncelos, violas e instrumentos de percussão. De acordo com a SME, eles passam a integrar o arsenal da educação contra a violência, que desde o início do ano letivo atingiu 418 unidades e mais de 150 mil alunos.

SME recebeu instrumentos musicais para projetoErbs Junior Photos

Os instrumentos, no valor total de R$ 128 mil, serão utilizados pelas crianças e adolescentes das escolas do município classificados para integrar a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, que já tem data para a primeira apresentação, dia 27 de novembro, na Cidade das Artes. Na estreia, a orquestra dos alunos da rede vai homenagear o compositor Antônio Carlos Jobim, que este ano completaria 90 anos.

A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca integra o programa Orquestra nas Escolas da SME. Mais de 600 alunos do 5º ao 9º ano, de diferentes unidades de ensino da Prefeitura e com idades entre 10 e 17 anos, se inscreveram para fazer parte da Sinfônica. Eles se candidataram a uma das vagas do programa, que oferecerá aulas de instrumentos, solfejo, teoria musical e prática de orquestra.

Os candidatos convocados já vc consegue têm algum conhecimento musical nos instrumentos da Orquestra, doados pela Associação Cultural Amigos da Providência, parceira da SME na execução do programa. Nesta sexta-feira (15/9) eles participam da segunda etapa de seleção: uma audição presencial de avaliação.

A ação é de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Projeto Som+Eu. E os alunos selecionados receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 200, mais vale-trasporte (também para acompanhante) e lanche. As atividades serão realizadas às quartas e sextas-feiras, das 15h às 18h.

Você pode gostar