Por gabriela.mattos

Rio - Uma parceria firmada entre os jornais O DIA e Meia Hora e a administração do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, popularmente conhecido como Feira de São Cristóvão, irá proporcionar aos leitores descontos exclusivos. O acordo firmado entre o presidente do Grupo O DIA, Marcos Salles, a gestora da Feira de São Cristóvão, Magna Fernandes, e o presidente da Associação dos Feirantes, Helismar Leite, promete expandir ainda mais a cultura nordestina no Rio de Janeiro.

Os artistas Adriano Siqueira e Victoria Vieira mostram uma das obras que estão expostas no Museu de Tradições Nordestinas%2C que funciona no Pavilhão de São CristóvãoMaíra Coelho / Agência O Dia

A partir dos próximos dias, exemplares dos jornais O DIA e Meia Hora serão comercializados em estabelecimentos que funcionam na Feira de São Cristóvão. "Essa parceria consiste em uma série de atividades promocionais que iremos realizar em conjunto. Teremos diversas promoções e os leitores terão acesso a cupons exclusivos dentro do jornal, podendo utilizá-los para obter descontos nos eventos da feira", detalhou Salles, que aproveitou o encontro para anunciar que a 21ª edição do Prêmio Tamborim de Ouro, oferecido pelo DIA aos destaques do Grupo Especial do Carnaval carioca, será realizada na Feira de São Cristóvão no dia 27 de fevereiro. O espaço também irá sediar a entrega do Troféu Nota 10, oferecido pelo jornal Meia Hora aos destaques dos desfiles da série A.

O Carnaval também irá integrar o calendário de eventos da Feira de São Cristóvão. A partir do ano que vem, o local vai receber o Carnaval Nordestino, que promete agitar o público com uma mistura entre o samba e o forró. Helismar Leite, da Associação de feirantes, festejou a celebração do acordo.

Marcos Salles%2C Magna Fernandes e Helismar Leite comemoram a parceria fechada entre O DIA e a feiraMaíra Coelho / Agência O Dia

"Essa parceria tem tudo para trazer muitos benefícios para os frequentadores e também para os feirantes. Vamos divulgar melhor nossos eventos, produtos e expandir a cultura nordestina dentro e fora do Rio", comemorou. Ele aproveitou para ressaltar que a Feira de São Cristóvão será homenageada em uma ala da Escola de Samba Estácio de Sá no desfile do ano que vem na Marquês de Sapucaí.

Carnaval nordestino

Veja como chegar na Feira de São CristóvãoArte O Dia

A gestora da Feira de São Cristóvão, Magna Fernandes, também elogiou a parceria e afirmou que o número de frequentadores deve aumentar ainda mais com a divulgação do espaço. "Os frequentadores podem esperar coisas maravilhosas dessa parceria. O jornal é um meio de comunicação importantíssimo que vai nos ajudar a divulgar a nossa feira", comentou.

Fernandes lembrou que a Feira de São Cristóvão foi incluída no mapa turístico da Riotur, aumentando a divulgação do espaço em locais com concentração de turistas. Além disso, a feira irá sediar no ano que vem grandes festas juninas entre os meses de junho, julho e agosto.

Veja como chegar na Feira de São CristóvãoArte O Dia

Memorial do Nordeste

?Uma exposição batizada de "Memorial do Nordeste" foi iniciada em setembro na Feira de São Cristóvão, proporcionando aos visitantes nordestinos a chance de matar a saudade da terra de origem. Só no primeiro mês, a mostra recebeu um público de 25 mil pessoas.

A exposição abriga uma casa feita de taipo, com decoração e acessórios típicos do Sertão Nordestino, imagens sacras e uma maquete temática que retrata uma festa de São João. Segundo o artista Adriano Siqueira, a maquete, que é a única temática do Brasil, foi confeccionada em um mês. "A exposição vai ser permanente. No Natal pretendemos confeccionar bonecos com tema natalino", prometeu Siqueira, que atuou na mecanização da obra. A cenógrafa Victória Vieira lembrou que grande parte do público se emociona ao entrar na casa.

Veja como chegar na Feira de São CristóvãoArte O Dia

"As pessoas lembram da infância no Sertão e choram por conta das lembranças. Esperamos que as pessoas interajam com a casinha de taipo e nos passem algum detalhe que talvez não esteja na casa para que o local fique mais próximo possível da realidade", comentou. O espaço funciona dentro da Feira de São Cristóvão e fica aberto ao público, sem cobrança adicional de ingresso. O artista Marcelo Viana, também assina a confecção da obra.

Além da exposição, os visitantes da Feira de São Cristóvão encontram bares e restaurantes com cardápio variado com pratos e bebidas típicas das regiões Norte e Nordeste. O público também poderá desfrutar de estabelecimentos que comercializam artesanato, roupas, chapéus e muitos outros produtos. Nos fins de semana, há shows e muita música.

Você pode gostar