Rio - Uma parceria firmada entre os jornais O DIA e Meia Hora e a administração do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, popularmente conhecido como Feira de São Cristóvão, irá proporcionar aos leitores descontos exclusivos. O acordo firmado entre o presidente do Grupo O DIA, Marcos Salles, a gestora da Feira de São Cristóvão, Magna Fernandes, e o presidente da Associação dos Feirantes, Helismar Leite, promete expandir ainda mais a cultura nordestina no Rio de Janeiro.

A partir dos próximos dias, exemplares dos jornais O DIA e Meia Hora serão comercializados em estabelecimentos que funcionam na Feira de São Cristóvão. "Essa parceria consiste em uma série de atividades promocionais que iremos realizar em conjunto. Teremos diversas promoções e os leitores terão acesso a cupons exclusivos dentro do jornal, podendo utilizá-los para obter descontos nos eventos da feira", detalhou Salles, que aproveitou o encontro para anunciar que a 21ª edição do Prêmio Tamborim de Ouro, oferecido pelo DIA aos destaques do Grupo Especial do Carnaval carioca, será realizada na Feira de São Cristóvão no dia 27 de fevereiro. O espaço também irá sediar a entrega do Troféu Nota 10, oferecido pelo jornal Meia Hora aos destaques dos desfiles da série A.
O Carnaval também irá integrar o calendário de eventos da Feira de São Cristóvão. A partir do ano que vem, o local vai receber o Carnaval Nordestino, que promete agitar o público com uma mistura entre o samba e o forró. Helismar Leite, da Associação de feirantes, festejou a celebração do acordo.

"Essa parceria tem tudo para trazer muitos benefícios para os frequentadores e também para os feirantes. Vamos divulgar melhor nossos eventos, produtos e expandir a cultura nordestina dentro e fora do Rio", comemorou. Ele aproveitou para ressaltar que a Feira de São Cristóvão será homenageada em uma ala da Escola de Samba Estácio de Sá no desfile do ano que vem na Marquês de Sapucaí.
Carnaval nordestino

A gestora da Feira de São Cristóvão, Magna Fernandes, também elogiou a parceria e afirmou que o número de frequentadores deve aumentar ainda mais com a divulgação do espaço. "Os frequentadores podem esperar coisas maravilhosas dessa parceria. O jornal é um meio de comunicação importantíssimo que vai nos ajudar a divulgar a nossa feira", comentou.
Fernandes lembrou que a Feira de São Cristóvão foi incluída no mapa turístico da Riotur, aumentando a divulgação do espaço em locais com concentração de turistas. Além disso, a feira irá sediar no ano que vem grandes festas juninas entre os meses de junho, julho e agosto.

Memorial do Nordeste
?Uma exposição batizada de "Memorial do Nordeste" foi iniciada em setembro na Feira de São Cristóvão, proporcionando aos visitantes nordestinos a chance de matar a saudade da terra de origem. Só no primeiro mês, a mostra recebeu um público de 25 mil pessoas.
A exposição abriga uma casa feita de taipo, com decoração e acessórios típicos do Sertão Nordestino, imagens sacras e uma maquete temática que retrata uma festa de São João. Segundo o artista Adriano Siqueira, a maquete, que é a única temática do Brasil, foi confeccionada em um mês. "A exposição vai ser permanente. No Natal pretendemos confeccionar bonecos com tema natalino", prometeu Siqueira, que atuou na mecanização da obra. A cenógrafa Victória Vieira lembrou que grande parte do público se emociona ao entrar na casa.

"As pessoas lembram da infância no Sertão e choram por conta das lembranças. Esperamos que as pessoas interajam com a casinha de taipo e nos passem algum detalhe que talvez não esteja na casa para que o local fique mais próximo possível da realidade", comentou. O espaço funciona dentro da Feira de São Cristóvão e fica aberto ao público, sem cobrança adicional de ingresso. O artista Marcelo Viana, também assina a confecção da obra.
Além da exposição, os visitantes da Feira de São Cristóvão encontram bares e restaurantes com cardápio variado com pratos e bebidas típicas das regiões Norte e Nordeste. O público também poderá desfrutar de estabelecimentos que comercializam artesanato, roupas, chapéus e muitos outros produtos. Nos fins de semana, há shows e muita música.