Por thiago.antunes

Rio - Mais um trecho do calçadão e da ciclovia na Praia da Macumba, na Zona Oeste, desmoronou ontem pela manhã. Com o desabamento já chega a quase 300 metros o trecho da orla que está destruído pela força do mar.

No dia 15 de setembro, um outro trecho já havia desmoronado. Na ocasião, não havia ressaca. Outro trecho desabou durante ressaca no dia 4 deste mês e uma pessoa chegou a se machucar.

Frequentadores do local, que fica na região do Recreio dos Bandeirantes, contam que o calçadão, construído há mais de 15 anos, vem enfrentando problemas há algum tempo. Eles contam que a água já passa por baixo do muro de contenção e os alicerces estão à mostra.

No desabamento do dia 4 de outubro, o então secretário municipal de Conservação e Meio Ambiente, Rubens Teixeira, disse que a obra havia sido mal feita e que, desde meados de setembro, técnicos da prefeitura estudam a melhor solução para refazer o calçadão.

A Secretaria de Conservação e Meio Ambiente, informou que o local está isolado. "Ressaltamos a importância de os frequentadores respeitarem os limites de interdição, para evitar acidentes. Um grupo de estudos da Seconserma, em parceria com a Rio Águas e a Geo Rio, finalizará esta semana estudo que definirá a maneira mais adequada de recompor o trecho atingido", afirmou nota do órgão.

Os desabamentos do calçadão ocorreram um ano depois que às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 um trecho da Ciclovia Tim Maia, na Av. Niemeyer, desabou matando duas pessoas.

 

Você pode gostar