Por karilayn.areias

Rio - O Hemocentro da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (Hemorio), alerta que os estoques de todos os tipos sanguíneos estão abaixo do necessário. O local tem capacidade para receber 400 pessoas por dia, mas tem coletado, em média, apenas 150 bolsas de sangue diariamente (uma bolsa por doador).

Hemorio alerta sobre estoque de sangue abaixo da médiaDivulgação

Segundo o Hemorio, além de a demanda do estado ter aumentado cerca de 15% nos últimos meses, houve também uma queda do número de doadores de sangue nas últimas semanas.

O diretor-geral da unidade, Luiz Amorim, esclarece a importância das reservas do Hemorio para o abastecimento de outras instituições da cidade e de outros municípios. Por isso, diz contar com a população para normalizar os níveis estocados. 

"Abastecemos as emergências dos hospitais e maternidades do SUS [Sistema Único de Saúde] em toda a cidade e, se necessário, enviamos sangue até para municípios mais distantes. Contamos com a ajuda da população carioca, sempre tão solidária, para nos ajudar a normalizar os nossos estoques, para que possamos atender, de forma satisfatória, à demanda atual", disse o diretor.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Os jovens com 16 e 17 anos só podem doar com a autorização dos pais ou responsáveis legais. Para os interessados, o modelo da autorização pode ser impresso a partir do link http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/PDF/Menor_idade.pdf.

O candidato não precisa estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. O  Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 8, centro do Rio.

Mais informações podem ser obtidas por meio do Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece os pré-requisitos e dúvidas, além de informar o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídas pelo estado. O atendimento pelo telefone funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 16h, e a ligação é gratuita.

Você pode gostar