Mais Lidas

Pedestres e ciclistas infratores também serão multados

A medida estava prevista desde 2012 e só foi regulamentada ontem pelo Denatran

Por thiago.antunes

Rio - Pedestres e ciclistas poderão ser multados por infrações de trânsito a partir de 2018. A medida estava prevista e nos código de Trânsito Brasileiro,nos artigos 254 e 255, mas só foi regulamentada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) no Diário Oficial de ontem.

Renato Abreu criticou a medida e pediu melhorias à circulaçãoAlexandre Brum / Agência O Dia

A autuação deve ocorrer nos casos em que o pedestre cruzar pistas em viadutos, pontes, túneis ou cruzamentos, salvo quando houver sinalização que permita a travessia. A punição ao pedestre nestes casos deve ser de R$ 44,19, o equivalente a 50% do valor da infração leve. Haverá ainda punição de quem usar vias, sem autorização, para festas, práticas esportivas, desfiles ou atividades que prejudiquem o trânsito.

Os ciclistas que conduzirem onde não seja permitida a circulação, como nas calçadas ou de forma agressiva, também serão punidos. A multa é de R$ 130,16 (infração média) e pode haver a remoção da bicicleta.

O músico Renato Abreu, de 29 anos, que vai da Lapa até o Cosme Velho onde trabalha de de bicicleta, criticou a medida. "A medida restringe nossa liberdade com a bicicleta, que é um transporte sustentável. Às vezes, temos de passar por túneis ou pistas que não são permitidos. Antes de penalizar os ciclistas deveriam é aumentar e melhorar os espaços destinados às bicicletas".

Reportagem do estagiário Matheus Ambrósio, sob supervisão de Claudio de Souza

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia