Por gabriela.mattos

Rio - Dez dias após o início do desligamento do sinal analógico de TV em 19 municípios do Rio de Janeiro, ocorrido no dia 25 de outubro, os feirões digitais continuam neste fim de semana para tirar dúvidas da população e entrega dos kits contendo o aparelho conversor do sinal, antena UHF e controle remoto.

A previsão é que o processo seja concluído em 22 de novembro nas cidades do Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá. Para isso, é necessário que 93% dos domicílios da região estejam aptos a receber o sinal digital.

Feirões digitais tiram dúvidas sobre desligamento da TV analógica no RioArquivo/Antonio Cruz/ Agência Brasil

Neste sábado, o ônibus do Seja Digital (Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) ficou estacionado em Seropédica, na Baixada Fluminense, até 13h, no Posto de Saúde Doutor José Bueno. A população pôde verificar se tem direito ao kit gratuito e também agendar a retirada. No domingo, o ônibus fica no centro de Itaboraí, na região metropolitana, de 9h às 13h.

Os aparelhos televisores fabricados no Brasil a partir de 2011 já vêm com o conversor do sinal digital integrado, sendo necessário apenas uma antena UHF para receber o sinal digital, que é transmitido em frequência mais alta do que a do sinal analógico. Para os televisores mais antigos, é necessária a aquisição de um conversor externo, encontrado no mercado varejo por cerca de R$ 80.

Beneficiários de programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica têm direito a receber um kit gratuitamente, entregue pelo Seja Digital. No total, cerca de 1,2 milhão de kits serão entregues na região, em 60 pontos de distribuição. Até o dia 30 de outubro, já haviam sido entregues 965 mil. As famílias têm até o dia 9 de dezembro para fazer a retirada. É preciso agendar pelo site sejadigital.com.br.

Você pode gostar