Por gabriela.mattos

Rio - O ex-policial militar Alexsandro Horffamm Lopes foi condenado a 79 anos de prisão por homicídio qualificado, extorsão mediante sequestro e associação criminosa pelas mortes de dois traficantes, em 2010. A decisão foi do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo na última terça.

Ele é apontado como um dos líderes de um grupo de extermínio formado por policiais civis e militares, investigado pela juíza Patrícia Acioli, morta em 2011. Outros 13 integrantes da quadrilha também foram denunciados pelos mesmos crimes. De acordo com a denúncia do Ministério Público, Lopes organizava as ações cometidas pelo grupo.

Segundo a Justiça, o ex-PM esteve presente no local da execução de Diego Torres da Silva e Rafael Dias de Miranda em julho de 2010, no bairro Jardim Catarina, e determinou a outros cinco integrantes do grupo como o assassinato deveria ser feito. A juíza Juliana Grillo El-Jaick destacou na sentença que "a forma como o crime foi cometido impediu a defesa das vítimas, já que a quadrilha estava em maior número e com mais recursos".  A magistrada também negou o pedido para que Lopes recorresse em liberdade.

Você pode gostar