Por karilayn.areias
Rio - A Corregedoria Interna da Polícia Civil vai punir a farra das selfies de agentes durante as prisões do traficante Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, e do cantor e compositor Naldo Benny, acusado de agredir a sua mulher, Ellen Pereira Cardoso, a Mulher Moranguinho, e porte ilegal de arma, mas que foi solto após pagar fiança.
Policiais que prenderam Rogério 157 fazem foto com o preso algemado Reprodução / WhatsApp O DIA (98762-8248)

Recordações sobre os dois casos não faltam à policial Mirian Glória Carvalho dos Santos. Ela participou da captura de 157 e tirou fotos com ele na Cidade da Polícia Civil, ainda pela manhã, no Jacarezinho, Zona Norte. Prestou depoimento sobre a conduta reprovável na Corregedoria às 12h24, mas à tarde não perdeu a oportunidade de ir à Delegacia de Atendimento à Mulher, na Zona Oeste, marcar presença ao lado de Naldo.

"Estamos fazendo as oitivas. Mas houve transgressão, vamos ver à qual eles se adequam", afirmou o corregedor em exercício, Sérgio Lomba, que instaurou ontem uma Sindicância Administrativa. Duas possibilidades estão sendo estudadas. A primeira que consta no Estatuto do órgão é se exibir em local público ou manter relação de amizade com pessoas de má reputação, cuja a pena é de um a 15 dias de suspensão, ou desrespeitar os direitos e garantias individuais dos presos, punindo de 41 a 90 dias.
Publicidade
Tanto Mirian, lotada na 41ª DP (Tanque), quanto Roberta Duarte Neto da Silva, foram ouvidas ontem. Elas tiraram fotos com Rogério 157. Mirian justificou a conduta porque estava orgulhosa da prisão sem dar um único tiro. Lembrou até que o criminoso falou que ela era "famosinha no Instagram". Alega também que as imagens foram autorizadas pelo Gabriel Ferrando, titular da 12ª DP (Copacabana).

OUVIDA DE NOVO

Como Mirian foi ouvida antes das fotos com Naldo, ela será convocada novamente a prestar depoimento na Corregedoria. Já Roberta, que faz parte da equipe da 12ª DP, sustenta que só fez a foto por motivo de orgulho, mas que se arrependeu da atitude. Ela revelou ainda que postou a recordação em um grupo fechado chamado 'As Gloriosas', que seria só de policiais mulheres, e que nunca imaginou que as fotos ganhariam as redes sociais. A policial mostrou-se muito arrependida com a proporção que o caso tomou, principalmente, por questões de segurança dos agentes. 

Outra agente fez selfie combandido e depois com NaldoReprodução

DEPOIMENTOS MARCADOS PARA HOJE

A Corregedoria Interna da Polícia Civil vai ouvir depoimentos de outros agentes que tiraram fotos com presos hoje. Um deles é o delegado titular da 12ª DP (Copacabana), Gabriel Ferrando.
Publicidade
Em coletiva ontem, na Cidade da Polícia, sobre a prisão de Rogério 157, Ferrando classificou o episódio como 'excesso', mas ele mesmo tirou uma selfie com o preso, que também circulou nas redes sociais. Outra policial, identificada apenas como Daiana, será chamada para prestar esclarecimento.
Nos bastidores, as selfies dos policiais foram consideradas como reprováveis pela cúpula de Segurança. Ou seja, o que era para ser um dia só de reconhecimento pela estratégia policial que prendeu Rogério 157, acabou se transformando em chacota até nas redes sociais.
Publicidade