Por thiago.antunes
Rio - Para comemorar dois anos de funcionamento e 120 anos do Morro da Providência, a primeira favela do Brasil, o Museu do Amanhã preparou um dia de festa hoje, com oficinas, rodas de conversa, exposições, cineclube e apresentações de música e dança. As atividades, gratuitas, começam a partir das 11h.
Região Portuária recebe temporada de cruzeiros. São esperadas 94 embarcações%2C sendo 23 internacionaisEstefan Radovicz / Agência O Dia

No '120 2', moradores da Providência vão participar de grupos de conversa abertos ao público sobre vários temas, como inovação e tecnologia nas comunidades e memórias do morro. Às 14h, visitantes do museu terão à disposição uma oficina para produção de pipas, com Marquinhos da Providência, morador do morro. A festa termina com exibição de filmes e música com Disc Jóquei.

Ainda no final de semana estará em cartaz duas exposições: 'Da Guanabara à Providência' e 'Mundos Invisíveis', com experimentação em microscópios. Na terça, a mostra 'Aya e o seu mundo de inteligências artificiais criativas' será aberta ao público, das 10h às 18h.
Publicidade
Porto do Rio lotado
E não é só o Museu do Amanhã que promete receber milhares de visitantes, toda Região Portuária já está lotada de turistas por conta das férias e festas de fim de ano. Apenas nesta semana, mais de 16 mil visitantes passaram pelo Pier Mauá. Nesta alta temporada, são esperadas 94 embarcações no Rio, das quais 23 são cruzeiros internacionais. Das viagens de fora do Brasil, 60% chegam do Mercosul e o restante é da Europa e Estados Unidos.

"Este ano tivemos um aumento de 15% no movimento. É o Rio de Janeiro se firmando como porto de embarque e desembarque. Enquanto em outros portos do Brasil o turista leva uma hora e meia pra chegar do aeroporto até o terminal, aqui, ele tem várias opções, como o VLT", destacou Alexandre Gomes, gerente de operações do Píer Mauá.

Publicidade
Até o Carnaval, a expectativa é de que os turistas movimentem mais de R$ 300 milhões na economia carioca.
Hoje
Publicidade
11h às 13h
Roda de conversa 'Memórias do Morro da Favela' com moradores e convidados.
Publicidade
13h15 às 13h50
Roda de conversa 'Inovação e Tecnologia Social nas favelas do Rio' com apresentação do coletivo Bonde do Jack.
Publicidade
14h às 15h30
Oficina de produção de pipas para todas as idades.
Publicidade
13h às 17h
Cineclube revolucionário, com exibição de filmes.
Publicidade
17h às 17h30
Música com Disc Jóquei.