Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - Depois do ritmo intenso de trabalho, é hora do descanso para os bons velhinhos da Escola de Papai Noel do Brasil. Para fechar os festejos natalinos com chave de ouro, os Papais Noéis se reuniram nesta terça-feira, em um restaurante na Tijuca, e saborearam uma macarronada à bolonhesa, tradição que fazem todo ano. E como não poderia deixar de ser, eles também deram um trato na barba e passearam pela Praça Afonso Pena, onde distribuíram beijos e abraços nas crianças.
O encontro 'Barbas de Molho' deste mês também contou com o prêmio de 'Melhor Papai Noel do Ano', com votação popular. O campeão, com 22,8% dos votos, foi Eduardo Alves, do Shopping Nova Iguaçu. Ele exerce a função natalina há três anos e coleciona várias histórias. "A gente leva chute até no rosto de criança que não quer tirar foto. Teve uma que quebrou meu óculos", relembrou Alves.
Limachem Cherem%2C fundador da escola%2C aparou a barba dos colegasEstefan Radovicz / Agência O Dia

O segundo lugar ficou para o Papai Noel do WestShopping, em Campo Grande, Celso Tobias, com 12,9%. Na terceira colocação, estava Simon Komarov, do VillageMall, na Barra da Tijuca, com 12,9% dos votos. Na categoria 'autônomo', criada este ano, o troféu ficou com Roberto Marçal, da região de Itacuruçá, Mangaratiba, que recebeu 26,4% dos votos.

Publicidade
Com a tesoura afiada nas mãos, o diretor da Escola de Papai Noel do Brasil, Limachem Cherem, cortou pedaços da barba dos bons velhinhos para simbolizar a barba de molho. Simon entrou na brincadeira, mas depois resolveu raspar toda a barba para "renovar as forças para o próximo ano", como ele mesmo disse.

"A grande maioria só volta a ser Papai Noel no início das atividades da Escola, em setembro do ano seguinte, quando participam como palestrantes", explicou Cherem.

De 8 a 10 de junho do ano que vem, terá o primeiro Encontro Nacional de Papais Noéis, que está sendo organizado pela escola e vai reunir representantes de inúmeros estados brasileiros. "Será um encontro para discutirmos o presente e o futuro da profissão de Papai Noel. Do mercado de trabalho, das oportunidades no comércio, do uso da tecnologia e do preparo de cada um, no papel de aluno nas escolas em todo o país", destacou Sluchem Cherem, coordenadora da escola.