Mais Lidas

Vídeo mostra presos durante rebelião em Japeri

Muitos detentos estão com a cabeça coberta com camisa e barulhos de tiro são ouvidos

Por O Dia

Presos durante rebelião em Japeri
Presos durante rebelião em Japeri -

Rio - Um vídeo que circula nas redes sociais mostra os presos durante a rebelião na Penitenciária Milton Dias Moreira, em Japeri, na Baixada Fluminense. Dezoito pessoas ficaram reféns de detentos ao longo do motim, que começou às 17h e terminou na madrugada desta segunda-feira.

Nas imagens, muitos detentos estão com a cabeça coberta com camisas e barulhos de tiro são ouvidos.  Entre os reféns haviam oito agentes penitenciários e dez internos. Um revólver, duas pistolas, uma granada de efeito moral e uma lanterna foram apreendidos.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), os feridos foram atendidos por ambulâncias da Defesa Civil e não correm risco de vida. Durante o motim, as negociações foram conduzidas por profissionais especializados da Superintendência de Segurança da Seap. O Grupamento de Intervenção Tática da Seap, o Batalhão de Choque e diversas unidades da Polícia Militar (PM) também aturaram no caso.

Durante a confusão, um preso com um telefone celular chegou a ligar para o 190 pedindo uma viatura ao local, pois detentos faziam inspetores e outros detentos reféns. Hoje, o presídio Milton Dias Moreira conta com pouco menos de dez agentes penitenciários para cuidar de mais de dois mil presos.

O presídio Milton Dias tem capacidade para 884 detentos e mantinha, em janeiro, 2.027, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça. De acordo com a Seap, apenas oito agentes penitenciários trabalham no local.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários