Rio - A partir de hoje, o Grupo O DIA de Comunicação dá início a uma nova etapa. Mais conectada à internet, a redação passa a atuar em conjunto, integrando O DIA, MEIA HORA e o ambiente online dos dois jornais. É a digitalização da informação do século 21, garantindo interatividade e informações que podem ser dadas em primeira mão durante as 24 horas do dia com o auxílio de um núcleo de monitoramento conectado em uma mesma base de dados. A lógica é simples: quando a informação chegar, ela poderá ser publicada no ambiente online, garantindo compartilhamentos e audiência.
As alterações foram pensadas a partir de um estudo de acesso e comportamento dos leitores. A informação passa a ser trabalhada em uma plataforma tecnológica única, com o mesmo sistema de edição, permitindo uma integração entre todos os ambientes. Com isso, é possível garantir mais agilidade e uma checagem em tempo real às notícias que aparecem em grupos do WhatsApp ou em redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.
Marcos Salles, presidente do Grupo O DIA de Comunicação, diz que o momento é de fortalecimento online da empresa com um foco bem definido: o Rio de Janeiro. "Se as pessoas quiserem estar bem informadas sobre o Estado, precisam estar conectadas ao DIA Online e ou ao MEIA HORA Online. Vamos passar informações de domingo a domingo, em tempo real. Estamos nos posicionando fortemente no ambiente online, mas sem deixar de lado o impresso", explica.
Credibilidade
Segundo ele, a empresa estava sendo preparada para fazer essa integração nos últimos dois anos. "Agora, estamos prontos para agir de forma mais atuante nesse mercado. As pessoas estão se questionando sobre o que aparece na internet. Só os veículos de comunicação podem passar informações de qualidade e com credibilidade", diz Salles.
As mudanças na redação permitem que o mesmo jornalista possa publicar conteúdo para jornal, site e redes sociais em um sistema único, multimídia e multiplataforma. "A implementação de uma plataforma integrada permite que a gente publique conteúdo de maneira mais ágil no jornal, site e redes sociais. A rapidez é fundamental para a internet", argumenta Luiz Mendes, diretor de Tecnologia e Mídias Digitais do grupo.
Comentários