Cristo Redentor é o principal cartão postal do RioAgência O Dia
Por GUSTAVO RIBEIRO
Publicado 28/02/2018 23:00 | Atualizado 01/03/2018 08:29

Rio - Se os desejos dos cariocas fossem atendidos neste dia especial, o Rio seria presenteado com artigos nobres e cada vez mais em falta: paz, igualdade, respeito, dignidade... Hoje, no aniversário de 453 anos da cidade, anônimos e famosos disseram ao DIA o que vislumbram para a vida melhorar por aqui. Enquanto os sonhos estão no papel, diversas atividades gratuitas marcarão a celebração da data. Entre as atrações da prefeitura está um bolo de 5 metros que será distribuído para a população no Largo da Carioca, às 13h, com o tradicional 'Parabéns pra você'. O Museu do Amanhã, na Praça Mauá, não cobrará a entrada hoje e ainda terá programação especial.

"Desejo um Rio tranquilo, sem medo. O carioca precisa se sentir mais seguro para curtir mais o que a cidade tem de bom", aspira o cantor e compositor Arlindo Neto, o Arlindinho. "Justiça resume o que mais precisamos. Sem isso, não há paz, igualdade e não conseguiremos resolver os nossos problemas reais. Principalmente nos lugares mais carentes, onde há mais negligência do poder público", ressaltou o captador de recursos, Euro Mascarenhas Filho, de 31 anos, morador do Santo Cristo.

A Secretaria Municipal de Cultura vai promover o 'Rio Baila Rio', com muita música e dança. Dois deles serão hoje, no Centro, e um no sábado, em Padre Miguel. O primeiro vai das 17h às 21h, com a Orquestra Bianchinni no Largo da Carioca.

Para os fãs da black music, o ponto de encontro é na Praça Mauá, onde será o Baile Charme Black Bom, de 18h às 22h. A música será comandada pelo Coletivo Consciência Tranquila, formado por músicos, cantores, rappers e DJ. A plateia será convidada para uma viagem no tempo, que começa com Jackson's Five e chega a estrelas da atualidade, como Beyoncé. Junto com o baile, será realizada a feira de afro empreendedores, com expositores de moda, artesanato e literatura, além de farta gastronomia, com comida regional do Pará e clássicos como baião de dois, bobó de camarão, hambúrgueres artesanais, batata recheada, sanduíches vegetarianos, drinques e cerveja.

No sábado, o show será na Zona Oeste, com baile da Banda Black Rio, às 18h na Praça Guilherme da Silveira, em Padre Miguel. O repertório mistura ritmos nacionais com o jazz e o soul.

A entrada gratuita hoje, no Museu do Amanhã, que funciona de 10h às 18h, é uma ação com o Instituto Brasileiro de Museus. Das 14h às 18h, cerca de 30 instituições culturais participarão do debate 'O Rio pelo olhar de seus museus', aberto ao público. Serão discutidas questões como 'O que os museus do Rio dizem sobre a cidade?' e 'Como o Rio é visto de seus museus?'.

O aniversário do Rio será contemplado também com o decreto de tombamento, pelo prefeito Marcelo Crivella, do Cassino da Urca, do Instituto Moreira Salles e da Coleção Carlos Lacerda. Às 7h, Crivella entregará laudos de desinterdição para 40 famílias impedidas de voltar às suas casas desde um temporal em 2010, na Estrada do Jequiá, na Ilha. Das 9h às 16h, a Secretaria Municipal de Saúde fará atividades físicas e recreativas para servidores na sede da prefeitura, além de vacinação contra febre amarela e orientações sobre outras doenças. No Corcovado, prefeitura e Arquidiocese promoverão um ato inter-religioso pela paz, às 16h, com representantes de várias crenças.

Cariocas que contribuíram para cidade serão homenageados pela Confraria do Garoto, na Carioca, às 10h, como o radialista Washington Rodrigues, o Apolinho, colunista do DIA, e o cantor Evandro Mesquita. "Estendo essa homenagem a todos os cariocas da gema e aos que adotaram a nossa cidade. Parabéns, Rio querido", saudou Apolinho, que completa hoje, 56 anos de carreira.

CONFIRA NA GALERIA DESEJO DE CARIOCAS ANÔNIMOS E FAMOSOS PARA O FUTURO

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias