Ensaio Via Sacra - FOTOS DE DIVULGAÇÃO
Ensaio Via SacraFOTOS DE DIVULGAÇÃO
Por

Rio - O feriadão que promete ser de muito sol será também repleto de programação religiosa pela cidade do Rio. O tradicional 'Auto da Paixão de Cristo' vai ser encenado hoje, na Lapa, às 18h30, com canções de musicais famosos da Broadway. Na Rocinha, a 26ª edição da 'Via Sacra' terá uma atriz transgênero no papel de Maria Madalena. O espetáculo prestará uma homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada no dia 14 de março.

A produção teatral da Rocinha vai relacionar ainda a vida e a morte de Jesus Cristo com a violência e o preconceito que afeta o cotidiano dos moradores da comunidade. "A proposta inicial era homenagear a comunidade e a sua identidade tipicamente nordestina. Porém, o momento de guerra entre facções no morro, que se arrasta desde o ano passado, nos fez mudar de ideia", contou o diretor artístico Robson Melo. "Falaremos sobre os problemas nas áreas de educação, saúde e saneamento básico, por exemplo", acrescentou.

Outra preocupação do espetáculo é mostrar as dificuldades vividas pelas mulheres e minorias. Segundo Robson Melo, a peça também visa destacar que a luta de Jesus Cristo contra a opressão e o preconceito é tema que continua presente na sociedade nos dias de hoje. Não por acaso, haverá uma atriz transgênero no papel de Maria Madalena.

"Se alguém que sente como se tivesse nascido no corpo errado já é extremamente julgado, o preconceito é ainda maior se o indivíduo é morador de favela. Mais uma crítica que vamos fazer é que nosso Jesus Cristo também será favelado. Queremos trazer questões daquela época para a atualidade e provocar uma reflexão no público", esclareceu Robson Melo.

A atriz que vai interpretar Maria Madalena é Angel Araújo, de 26 anos. Ela conta que a ideia de viver a personagem histórica partiu dos diretores do espetáculo. Angel ainda ressalta que a peça servirá para que ela própria possa ser apresentada à sociedade. "Não tenho medo de dar a cara a tapa. Quero mostrar ao público que você pode ser o que quiser e não o que os outros esperam", refletiu.

A 'Via Sacra da Rocinha' é organizada pela Companhia de Teatro Roça CaçaCultural, o espetáculo é considerado um Patrimônio Cultural Imaterial da cidade do Rio.

A Paixão de Cristo também promete emocionar os fiéis na Lagoa. A Paróquia São José da Lagoa fará a encenação às 15h, horário que, segundo o Evangelho, Jesus morreu na Cruz. Nos Arcos da Lapa, 36 atores vão interpretar personagens do 'Auto da Paixão de Cristo', após a procissão do Senhor Morto.

Ontem, a Paróquia São Conrado realizou a tradicional cerimônia Lava-pés. PMs participaram do ato e receberam broas de presente no fim da missa.

Solidariedade no domingo de Páscoa

No domingo, dia que marca a Ressurreição de Jesus para os cristãos, haverá distribuição de refeição para a população carente na Catedral Metropolitana do Rio, no Centro. O cardeal arcebispo, Dom Orani Tempesta, vai celebrar uma missa às 10h. Após a cerimônia, ele vai oferecer um almoço de Páscoa aos mais de mil moradores de rua assistidos pela Pastoral Social da Arquidiocese.

Já o projeto voluntário 'A Rua é Nós' fará pelo sexto ano uma carreata por bairros da Zona Norte distribuindo kits com chocolates e lanche para as crianças de comunidades.

A entrega começará no antigo prédio do IBGE, na Mangueira, seguindo para quadra da Barreira do Vasco, em São Cristóvão, região dos prédios amarelos, no Mandela, Dourado, na Vila da Penha, e comunidade do Amorim, localizada próxima à Fiocruz.

A organizadora Mariane Rodrigues ressalta que o projeto ainda precisa arrecadar caixas de bombons. As doações podem ser feitas na Ápia 222, Vila da Penha e Travessa Araxá 44, Grajaú.

Confira a programação:

Sábado

- Lagoa

Encenação da Paixão de Cristo na Paróquia São José, a igreja de vidro, será às 15h. Às 16h30, a Procissão do Senhor Morto vai seguir até o Jardim Botânico.

- Lapa

O Auto da Paixão de Cristo terá acesso gratuito, às 18h30, nos Arcos. É uma produção da Arquidiocese com patrocínio da Cesgranrio.

- Rocinha

A Via Sacra será apresentada às 20h, no Largo do Boiadeiro, na parte baixa.

Sábado

- Complexo do Alemão

Distribuição de 5 mil chocolates para as crianças, de 8h às 12h, em evento promovido pelo projeto 'Voz das Comunidades'.

- Lagoa

Vigílias às 9h e às 19h, na Paróquia São José.

- Lapa

Vigília Pascal, às 20h, na Catedral Metropolitana.

- Rio Comprido

Cerimônia 'Ofício das Leituras' no Seminário da Arquidiocese, às 9h.

Domingo

- Lapa

Missa às 10h na Catedral Metropolitana e distribuição de almoço de Páscoa para moradores de rua.

- Zona Norte

Carreata de distribuição de chocolates para crianças pelo projeto 'A Rua é Nós'.

Reportagem dos estagiários Carolini Ribeiro, Gabriel Thomaz e Luana Dandara, sob supervisão de Angélica Fernandes

Você pode gostar
Comentários